Volkswagen ID.3 tem problemas de software e pode atrasar
Marca estaria encontrando até 300 erros por dia no sistema. Entregas estão marcadas para o 2º trimestre
A Volkswagen continua a ter problemas com o ID.3, o primeiro carro da nova linha de modelos elétricos da empresa. De acordo com o site Automotive News, citando a revista alemã Manager Magazin, a fabricante ainda não conseguiu resolver os defeitos na parte de software e considera adiar as entregas das unidades de pré-venda - a publicação diz também que este atraso pode chegar a um ano.
O problema encontrado está na arquitetura de software do Volkswagen ID.3. É a primeira vez que a marca faz com um carro totalmente conectado e que pode ser atualizado automaticamente. Só que há uma dificuldade em fazer com que os sistemas conversem entre si em sincronia. A dificuldade é tanta que a equipe que testa o veículo estaria reportando até 300 erros por dia.
A Manager Magazin revela que a Volkswagen está dando prioridade total para resolver o problema, com mais de 10 mil técnicos trabalhando no sistema. A situação é tão séria que a revista diz que, caso o ID.3 não dê certo, carreiras serão destruídas, inclusive a de Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.
Chamada MEB, a plataforma usada pelo ID.3 será a base de 27 carros elétricos do Grupo Volkswagen até 2022, incluindo outras marcas como Audi, Skoda e Seat. A própria VW já trabalha em mais modelos e pretende apresentar o crossover ID.4 até a metade deste ano, feito para o mercado norte-americano e a China.
A produção em série do ID.3 começou em novembro, na fábrica em Zwickau (Alemanha) e a Manager Magazin diz que mais de 20 mil unidades teriam sido produzidas sem o sistema completo. Isso significa que os engenheiros terão que resolver o problema manualmente na pós-produção, um processo custoso.
Em nota, um porta-voz da Volkswagen disse ao Automotive News que a marca não mudou a previsão de entrega do carro e que ele será lançado comercialmente no 2º trimestre. Este posicionamento é o mesmo de janeiro, quando a fabricante admitiu que estava com "desafios" envolvendo o software do ID.3, mas que iria resolvê-los até o lançamento.
Galeria: Volkswagen ID.3
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km