Especulado pela imprensa europeia desde o final de 2018, o inédito SUV elétrico de pegada raiz que a Volkswagen planeja colocar no mercado nos próximos anos segue em pleno desenvolvimento. Conforme revela reportagem da revista britânica Autocar, o modelo até então chamado de T-Rug mudou de batismo e deverá estrear por volta de 2023 com o nome de Ruggdzz (derivação de "rugged", que significa robusto em inglês). A ideia é o utilitário tenha plena capacidade off-road, incluindo aptidão para aventuras mais ousadas e atributos suficientes para enfrentar rivais como Jeep Wrangler, Land Rover Defender e Ford Bronco. O diferencial será a propulsão totalmente elétrica, a exemplo dos modelos da família ID.

Volkswagen Tiguan GTE Active Concept

Apesar dos detalhes ainda desconhecidos, a publicação relata que o novo SUV terá duas opções de carroceria (2 e 4 portas) e comprimento que deverá variar entre 4,5 e 4,8 metros. O visual será característico, com linhas bem definidas e recursos de design pensados para evocar robustez e agressividade. Nesse sentido, fontes internas descrevem o SUV como de "perfil distintamente quadrado, com extremidade frontal bem destacada e grade ampla". Além disso, os faróis serão incorporados pela peça e terão formato retangular, acompanhados pelo capô quase horizontal, para-brisa com inclinação vertical e linha do teto quase plana.

Na mecânica, a grande atração será a propulsão elétrica constituída através de dois motores (um instalado em cada eixo). A plataforma escolhida será a base modular MEB, dedicada inteiramente a veículos elétricos. Além da Volkswagen, o Ruggdzz terá irmãos equivalentes na Seat e na Skoda, além da recém criada marca Jetta - exclusiva da China.