Cerca de um anos depois de estrear em mercados do exterior, o reestilizado Lexus RX 450h desembarca oficialmente no Brasil. Parte importante da estratégia de eletrificação da marca, o modelo incorpora novo visual, tecnologias mais avançadas e finalmente se torna híbrido por aqui, já que as versões vendidas trazidas para cá desde 2016 eram movidas apenas a gasolina. No portfólio, a novidade substitui o modelo 350 e passa a ocupar o topo da linha de SUVs da empresa no mercado brasileiro (no exterior há modelos maiores, como o GX e o LX). A oferta contempla duas versões: Luxury (7 lugares) por R$ 371.990 e F-Sport (5 lugares) por R$ 381.990.

Galeria: Lexus RX 450h 2020

Mecanicamente, o conjunto híbrido Hybrid Drive System é formado pelo motor 3.5 de 6 cilindros a gasolina com 262 cv e 34,2 kgfm de torque associado a dois propulsores elétricos (um dianteiro de 167 cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68 cv e 14,2 kgfm de torque). A potência combinada é de 313 cv. Há ainda sistema de tração integral, capaz de direcionar automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade.

Por dentro, a versão Luxury oferece bancos do motorista e do passageiro com regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para três perfis (apenas para o motorista). Nos dois casos, o sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas reúne 7 alto-falantes, 4 tweeters e um subwoofer, além de CD, DVD, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto e Apple CarPlay.

No quesito segurança, a lista inclui 10 airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. Completam o pacote sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Isofix para fixação cadeirinhas infantis, aviso em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, sistema de frenagem de emergência contra colisões frontais, farol alto automático, detector de pontos cegos e alerta de tráfego traseiro.

Lexus ES também chega renovado

Além do RX 450h, a Lexus anuncia no Brasil a chegada do sedã ES 300h renovado. Mecanicamente, é equipado com motor 2.5 de quatro cilindros a gasolina com potência de 176 cv a 5.700 rpm e torque de 22,1 kgfm a 5.200 giros, associado a um elétrico que gera isoladamente 118 cv de potência e torque de 20,2 kgfm. Juntos, os dois motores rendem potência combinada de 217,5 cv. Na lista de equipamentos, os itens de segurança são os mesmos do RX 450h.

Galeria: Lexus ES 300h Luxury