Uma das grandes preocupações que as pessoas tem sobre os carros elétricos é o tempo de vida da bateria. Não a sua autonomia, mas quanto tempo ela vai continuar aguentando ser recarregada, se ela não vai perder capacidade com o tempo e o que fazer caso ela pife. Um teste feito por Branden Flasch mostra como as baterias de seu Tesla estão após ter rodado por 235 mil km.
Quem compra um carro a combustão sabe o que esperar dele, com qual frequência precisa fazer a manutenção e por quanto tempo um motor e transmissão normalmente dura. Mas, com um carro elétrico, as baterias são uma grande incógnita, algo preocupante já que é a peça mais cara do veículo e chega até a influenciar na compra dos carros. É por isso que muita gente nos Estados Unidos prefere pegar um EV por leasing do que comprá-lo.
No vídeo, Flasch carrega seu Tesla Model S 70D 2015 até 100% e depois dirige até zerar a bateria para medir quantos kWh o carro usou, nos dando um valor mais preciso do quanto dos 70 kWh originais ainda estão disponíveis. O Model S de Flasch já rodou por 146 mil milhas (235 mil km) e completou mais de 1.000 ciclos de recarga.
Você pode ficar surpreso em saber que a bateria está aguentando bem. Pelas medidas, o Model S de Flasch ainda tem 90% de sua capacidade original, com 62,4 kWh dos 70 kWh. Isto dá uma média de aproximadamente 2% de perda anual, um valor impressionante, considerando o quanto o carro rodou. Se levarmos em conta que um norte-americano costuma dirigir por 15 mil milhas (24,1 mil km) por ano, o Tesla teria perdido apenas 5% de sua capacidade desde 2015.
Embora ainda existam outros fatores a serem considerados, como uma possível degradação maior com o aumento de ciclos, é o suficiente para entender que um carro elétrico pode ter uma vida útil longa. Não vai virar o caso de carros que ficam na família por mais de uma década, mas pode ser um fator decisivo para quem costuma trocar de automóvel a cada cinco anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país