Após o Model 3, é a vez do Model Y subir ao palco. O irmão mais novo do Model X entrou em produção recentemente, mas não deve chegar a Europa até o próximo ano. Antes que a Tesla possa entregar o primeiro Model Y aos seus clientes americanos, o SUV acaba de ser aprovado pela EPA, a agência de proteção ambiental. Em seu site, podemos ler que o Tesla Model Y Performance tem uma autonomia combinada de 315 milhas, ou cerca de 507 km. No entanto, não é indicado se essa autonomia se aplica ao Model Y Performance equipado com suas rodas de 21". 

De qualquer forma, mesmo antes do início de suas entregas, o Tesla Model Y viu sua autonomia aumentar. Alguns dias atrás, o fabricante californiano indicou que a autonomia de seu SUV agora era superior a 500 km. Por outro lado, no configurador francês, podemos ver que o desempenho do Model Y ainda exibe 480 km de autonomia. Talvez esse valor seja revisto. 

Além da autonomia combinada, a EPA especifica a autonomia do Tesla na cidade e na rodovia. No primeiro caso, ele atinge 534 milhas, ou 538 km. No segundo caso, o Modelo Y consome mais eletricidade e seu alcance diminui para 291 milhas, ou 468 km. 

Para comparação, e ainda de acordo com a EPA, o Tesla Model 3 Performance teria autonomia combinada de 304 milhas (489 km) quando equipado com rodas de 19". Ele cai para 481 km na versão com rodas de 20", mas aumenta para 518 km com rodas de 18". Portanto, podemos dizer que o Modelo Y e o Modelo 3 têm aproximadamente o mesmo nível de autonomia. 

Tenha cuidado, pois a autonomia anunciada pela EPA nem sempre reflete a autonomia real. Será necessário esperar até que o Tesla Model Y seja entregue para que sua verdadeira autonomia seja verificada em condições reais.

Galeria: Tesla Model Y 2020