A Peugeot inicialmente contabilizou cerca de 15% da participação nas vendas do e-208 entre todos os emplacamentos do seu novo compacto urbano. Desde o início de 2020, data de lançamento do pequeno elétrico nas redes, o start-up tem sido bastante interessante. Entre os 22.608 Peugeot 208 vendidos desde o início do ano na França, 5.788 são Peugeot e-208s . Isso representa com muita precisão 25,6% do total. Resultados ainda distantes do campeão da categoria, ou seja, o Renault Zoe (10.151 registros desde o início do ano na França), mas ainda encorajadores para um produto novo.
No entanto, esses resultados devem ser diluídos ao longo do ano e, dentro de alguns meses, chegaremos a cerca de 15% do mix de produtos. Pela simples razão de que este e-208 foi lançado agora no início do ano e se beneficia de um efeito novidade que, no mundo automotivo, se reflete em vários emplacamentos. É o caso, por exemplo, dos veículos de test-drive, ou seja, aqueles que podem ser usados em concessionárias ou disponibilizados aos funcionários. As empresas de aluguel de curto prazo também são integradas ao canal de vendas diretas. Outro ponto para se levar em conta, todos os pedidos feitos em 2019 foram entregues no início do ano, o que efetivamente aumentou temporariamente o número de vendas.
As vendas diretas não são exclusividade da Peugeot, uma vez que muitos outros fabricantes também os enfrentam com, implicitamente, o desejo de aumentar seus números de vendas. Excluindo o mês de março que, devido à crise sanitária, não é realmente representativo, esse tipo de venda varia enormemente, dependendo das notícias e períodos. Por exemplo, registraremos muito mais no final do ano ou na aproximação de um prazo, como o final de um bônus ecológico ou o início de uma nova regra de penalidade mais restritiva.
No primeiro trimestre de 2020, na França, 31,7% dos registros foram de vendas diretas. Para efeito de informação, elas eram de 29,7% em 2019. Os carros elétricos se destacam frequentemente por seu número de vendas diretas elevado e que de alguma forma mascara a realidade. Também varia de modelo para modelo. Por exemplo, 32,2% dos registros de um Renault Zoe em fevereiro de 2020 eram nessa modalidade. Um pouco mais que a média. No entanto, o Zoe se distingue por um resultado muito bom no canal individual, com mais de 50% de suas vendas, um canal que geralmente fica em torno de 40%. Resta ver como as vendas do Peugeot e-208 serão diluídas com o tempo e se serão baseadas no seu concorrente em Losange.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Pegueot promove experiência elétrica com e-2008 de R$ 209.990 em SP
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Peugeot e-208 2024 com retoque visual e 400 km de alcance é revelado