Próximo VW Golf R+ Hybrid pode ter cerca de 400 cv de potência
Afirma-se que ele será ligeiramente diferente do Golf R regular
A Volkswagen tem instigado a todos com a ideia de um Golf R picante há vários anos, tendo introduzido o conceito R400 em 2015. Os rumores insistem que uma versão de alto desempenho ainda está na agenda, mas um novo relatório da revista australiana WhichCar diz que ele provavelmente não chegará antes de 2023. Embora o modelo ainda não tenha sido aprovado, um esboço de design foi mostrado dentro da empresa, propondo mudanças significativas de estilo para o próximo Golf R regular.
O maior mistério em torno do que vários entusiastas estão sugerindo que poderá ser chamado Golf R Plus ou simplesmente R+ é o motor. Aparentemente, a Audi falou em não compartilhar seu trem de força cinco cilindros em linha, então a VW pode ter que aumentar seu próprio potenciômetro e apertar até os 407 cv de potência (300 quilowatts), conforme apurado. Essa potência representaria um grande aumento em comparação com o próximo Golf R regular, que deve ter quase 334 cv (245 kW) com base na captura de tela de um vídeo interno vazado.
O WhichCar não descarta a possibilidade de um Golf R+ híbrido enviando a potência do motor a combustão para as rodas dianteiras e o impulso do motor elétrico no eixo traseiro. Embora isso possa parecer estranho, a VW realmente usou esta receita em 2017 para o conceito Golf GTI First Decade, que oferecia quase 410 cv (305 kW). Além da potência impressionante, o modelo único se tornou interessante por outro motivo - permitiu que a energia fosse despejada na tração dianteira ou traseira, dependendo apenas do motor elétrico estar ativo. Também trabalhando em AWD com o potência combinada.
Embora isso pareça interessante, fazer um Golf R híbrido adicionando um motor elétrico e baterias obviamente aumentaria o peso em detrimento da dirigibilidade. Por outro lado, o uso da configuração implementada no conceito de 2017 eliminaria a necessidade de um diferencial e um eixo de transmissão. O torque instantâneo fornecido pelo motor elétrico também seria um benefício importante. Portanto, seguir a rota da eletrificação teria vantagens e desvantagens.
Para que uma versão Plus fizesse sentido, ainda seria necessário "amansar" o Audi RS3 Sportback para evitar o risco de canibalização. No melhor cenário o lançamento podeira ocorrer em 2023, sugerindo que o carro não será revelado antes do facelift do Golf Mk8, o que significa ainda que ele seria baseado na versão atualizada do hatchback de Wolfsburg.
Não seria o primeiro modelo híbrido R da VW, pois o Touareg R, lançado recentemente, tem 462 cv, proveniente de um motor a gasolina V6 3.0 litros que trabalha em conjunto com um motor elétrico.
Fonte: WhichCar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian