A Volkswagen revelou o conceito de uma versão elétrica do Golf R, batizada como eR1. O protótipo aproveitou uma corrida no gelo na Áustria para fazer drift na neve. Não sabemos muito sobre ele até o momento, exceto de que é um Golf da sétima geração equipado com motores elétricos, um conjunto de baterias e tração integral.

Parece ser um carro pronto para ir às pistas, assim como o Golf GTI TCR. Falando no TCR, ele é bem parecido, com uma carroceria alargada e interior espartano. Porém, de acordo com o chefe da divisão R da Volkswagen, Jost Capit, o eR1 "não foi feito de acordo com nenhum regulamento de corrida e não tem a intenção de correr - o usaremos para ter experiência com carros elétricos de performance e fazer coisas divertidas para mostrar a tecnologia."

A motorização deve ser bem próxima do esportivo ID.R, com dois motores elétricos que entregam 680 cv de potência e 66,1 kgfm de torque. Mas não temos certeza, já que a Volkswagen não fez esta conexão.

VW Golf eR1

O que já sabemos é que a Volkswagen planeja lançar carros elétricos de alto desempenho em um futuro não muito distante. Um deles pode ser a variante R do hatchback ID.3, possivelmente batizado como ID.3 R. O compacto ainda terá uma versão GTX, o equivalente elétrico ao GTI, mas somente após a estreia do crossover ID.4 e de sua variante GTX. Até o futuro cupê ID.5 deve receber uma opção dessas.

Fonte: Autocar