Quando surgiram as primeiras informações sobre a Volvo planejar ter um novo SUV topo de linha, não demorou para o pessoal do site russo Kolesa publicar uma projeção de como pode ser o luxuoso sueco. Mas agora um detalhe parece estar errado, já que a projeção traz a saída de escape na traseira. Segundo a Motor Trend, o novo XC100 não terá motores a combustão, então as saídas são inúteis. 

A Motor Trend diz que o novo SUV da marca será batizado de XC100 e estará sobre a segunda geração da plataforma SPA. Como a atual foi projetada para os motores a gasolina e diesel, assim como para os híbridos, a SPA-II está focada nos puramente elétricos. 

2024 Volvo XC100 rendering

O nome completo deve ser XC100 Recharge, como a versão totalmente elétrica do XC40, o Recharge. Enquanto o XC90 pode ter cinco, seis ou sete lugares, o irmão maior será vendido exclusivamente com duas fileiras e apenas quatro lugares, como a versão Excellence do XC90. 

Desde a versão de entrada o XC100 deve ter sistema de tração integral com dois motores elétricos. As baterias devem ser instaladas no assoalho entre os eixos, enquanto o "design mais extravagente" pode dar pistas sobre ele ser um SUV cupê, como o Audi e-tron Sportback. 

O Volvo XC100 deve ser mostrado em 2023 como modelo 2024 e ter preço inicial de US$ 85 mil, próximo do XC90 Inscription mais completo. Falando nele, a terceira geração do XC90 deve ser mostrada no ano que vem como o primeiro sistema de direção autônoma montada no teto. Uma versão totalmente elétrica deve ser apresentada em 2022, reforçando a linha EV da Volvo. 

O Volvo XC100 não deve ser o único novo modelo nesta linha da marca sueca. Lex Kersnakers, chefe de operações comerciais, já anunciou há três anos os planos para uma linha 20. Isso significa que ainda teremos o XC20 na agenda, presumidamente um elétrico em pelo menos uma das versões.