A mobilidade elétrica, como seu primeiro objetivo, deve reduzir o impacto do transporte sobre rodas no meio ambiente. Para fazer isso em 360 graus - acredita-se amplamente como discutido - não é suficiente que um carro não polua durante o uso, mas também nas fases de produção e descarte. As montadoras sabem disso e estão trabalhando duro para se tornar neutras em carbono em todas as frentes.
O Volkswagen ID.3 é filho dessa pretensão: a primeira nova geração elétrica da marca alemã, cujos pedidos para a 1ª edição serão abertos em 17 de junho com preços a partir de mais de 37.000 euros (R$), anunciou, por exemplo, que possui interiores veganos, um termo que não apenas indica um tipo de dieta, mas, geralmente, um estilo de vida mais natural e ecológico.
Já está na essência do conceito ID.. Na Space Vision, a Volkswagen havia apresentado um tecido inovador chamado Appleskin. Não tem nada a ver com a empresa fundada por Steve Jobs (nem com a gravadora dos Beatles): é chamada assim porque é feita de... maçãs.
Para o ID.3, ela se concentrou em uma fibra diferente, mas ainda vegana, natural e ecológica. O mesmo se aplica aos plásticos utilizados para os revestimentos, que também são ecológicos.
No design do ID.3 e na escolha dos componentes, foi dedicada muita atenção ao respeito ao meio ambiente e foram feitas muitas escolhas para alcançar a meta de produção neutra em CO2.
Com isso em mente, muitas peças são feitas de materiais reciclados e recicláveis. E não se diz, como afirmam a alta gerência, que no futuro essa tensão levará a um carro que é 100% filho da economia circular.
No total, haverá cinco versões à venda:
Ser respeitoso com o meio ambiente não significa ser entediante, como demonstrado pelo desempenho de carros elétricos, tanto os "normais" quanto os de supercarros e hipercarros a bateria. De fato, alguns dias após o lançamento, a Volkswagen deixou em aberto o discurso de uma versão de alto desempenho do ID.3, capaz de respeitar totalmente a filosofia GT da marca (GTI, GTD e GTE).
Eventualmente, adotaria as iniciais GTX, já registradas e que caracterizarão os carros esportivos da família ID. a partir do ID.4. Carros que também terão tração integral devido à presença de mais de um motor elétrico.
Enquanto esperamos descobrir as características desse modelo de alto desempenho, hoje podemos nos concentrar no que será vendido.
No ID.3, que tem a tarefa de levar a Volkswagen para além da mobilidade elétrica em larga escala, a linguagem de estilo teve um papel fundamental. Formas, cores, detalhes devem transmitir uma sensação de modernidade e tecnologia, mas também devem tornar o carro acolhedor, capaz de deixar os donos à vontade. E fora da tendência horizontal das luzes dianteiras e traseiras, foi projetado para distinguir fortemente o ID.3 dos carros a combustão.
A partir dessas considerações, nasceu o design exterior e interior. Um trabalho particularmente meticuloso foi realizado pela Color & Trim.
No exterior, os elementos mais característicos são representados pelas 6 cores da carroceria (branco, três variações de cinza, azul lavado com pedras e a já icônica turquesa Makena) que na 1ª edição são combinadas com o teto preto contrastante (padrão em toda a gama), com o acabamento em colmeia da coluna D e as rodas diamantadas em "estrela".
No interior, os designers identificaram três paletas de cores para três ambientes distintos: um Platinum Grey, focado em tons de cinza escuro, um Dusty Dark, mais acolhedor, que combina preto com azul escuro e alguns elementos claros, e um terceiro Sufrano Orange, que graças a um painel de bronze e muitos elementos brancos transmite uma sensação de dinamismo e energia.
As cores externas:
Os acabamentos internos :
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