• Esportivo híbrido teve mais de 20 mil unidades produzidas em sua trajetória
  • Modelo se despede sem deixar um sucessor, direto ou indireto

Na quinta-feira (11), a última unidade do esportivo i8 com equipado com o motor híbrido saiu da linha de montagem na fábrica da BMW em Leipzig, Segundo a publicação Automobilwoche, a produção deveria ser encerrada em abril. No entanto, devido ao efeito coronavírus e à redução na produção, o carro teve uma sobrevida até junho.

A BMW foi a primeira das três marcas premium alemãs a iniciar a produção em massa de carros eletrificados. O elétrico i3 chegou em 2013 e o híbrido i8 veio logo depois, em 2014. Durante esse tempo, foram produzidos 20.488 exemplares e após idas e vindas, o i8 ainda não tem sucessor, direto ou indireto.

Galeria: BMW i3s RoadStyle e i8 Ultimate Sophisto

O BMW i8 nasceu como um esportivo equipado com motor 1.5 turbo de três cilindros que entregava 231 cv, e mais um motor elétrico de 143 cv. No total, eram 374 cv de potência combinada e 58,1 kgfm de torque máximo. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h. A autonomia fica em 37 km no modo elétrico para uma autonomia total de 530 km.

Diferente do híbrido i8, o elétrico i3 teve muito mais sucesso. Somente nos primeiros meses de 2020, 165.000 unidades foram vendidas no mundo inteiro. Atualmente em Leipzig, 116 exemplares do i3 são produzidos diariamente, mas a empresa pretende aumentar esse número para 250 com a introdução de um segundo turno.

Apesar de sua idade avançada, o BMW i3 vai permanecer na linha de montagem até 2024. No próximo mês, deixará de ser o único carro elétrico da marca: a produção do crossover iX3 teve início na China. Além disso, as vendas do sedã elétrico esportivo i4 e o grande crossover iNext devem começar até 2024.

O adeus do esportivo híbrido plug-in é a versão Ultimate Sophisto, revelada no último Salão de Frankfurt (Alemanha). Serão 200 unidades com acabamento cinza brilhante Sophisto, detalhes em cobre, rodas de liga leve de 20” com design exclusivo, pinças de freio em preto brilhante e uma placa de identificação no interior, com o número da unidade. Estará disponível na versão cupê e conversível.