• SUVs registrados na China serão construídos sobre a plataforma e-TNGA
  • China terá 10 lançamentos de novos veículos elétricos até 2025

Mercado estratégico para a Toyota, a China aguarda o lançamento de 10 novos veículos totalmente elétricos até 2025. Nesta semana, os nossos amigos do AutoHome divulgaram uma série de imagens de patentes de dois inéditos SUVs da marcaque serão lançados em breve no país. 

Vazados durante o procedimento de registro junto ao departamento chinês de patentes, os dois utilitários são construídos sobre a versátil arquitetura e-TNGA, desenvolvida em parceria com a Subaru, sendo um SUV compacto e o outro um SUV de médio/grande porte.

Galeria: Toyota - SUVs elétricos (patentes)

Em termos de visual, o destaque é o estilo bastante anguloso dos dois, com recortes e vincos por toda a parte, especialmente na dianteira, que aliados aos faróis tridimensionais em forma de L e a grade trapezoidal conferem um ar bastante agressivo e futurista aos modelos, embora no conjunto o SUV compacto agrade mais.  

Toyota SUV medio - patentes7

Chamam a atenção também o "teto oculto", proteção nas caixas de rodas (mais evidentes no SUV compacto), coluna 'C' mais larga e linha de cintura alta, o que confere um aspecto robusto. Além disso, ambos os utilitários adotam rodas com design de baixa resistência ao vento e balanços dianteiro/traseiro bem curtos, o que certamente irá favorecer o espaço interno e o layout de distribuição das células de baterias pelo veículo. 

Mais detalhes sobre tecnologias, equipamentos e a propulsão elétrica ainda não foram revelados, o que deve ocorrer nas próximas semanas. 

Com a meta de atingir mais de 5,5 milhões de vendas de veículos elétricos em todo o mundo até 2025, a estratégia de eletrificação da Toyota tem a China como peça-chave. Por lá, a marca japonesa estabeleceu uma joint venture 50/50 com a BYD para pesquisar e desenvolver veículos elétricos. Também há acordos de fornecimento de baterias com a BYD, CATL, GS YUASA e Toshiba.

Fonte: Autohome