• Experiência coloca um Honda e para tentar recarregar um Tesla Model 3
  • Mini carro da Honda tinha 94% de capacidade da bateria enquanto o Tesla estava com 20%

Como você recarrega um carro elétrico? Com a wallbox doméstica, em uma estação pública, em raras situações "sem fio" ou... com outro carro elétrico! Por mais paradoxal que possa parecer, como o youtuber Bjorn Nyland queria mostrar, ele tentou recarregar seu Tesla Model 3 com um Honda e. 

O pequeno japonês, de fato, é equipado com um poderoso inversor, que também é capaz de transferir energia da bateria para dispositivos externos, incluindo carros. O Honda e possui uma bateria de íons de lítio de 35,5 kWh. A opção por manter a capacidade contida faz parte do projeto do carrinho elétrico para priorizar o prazer ao dirigir e a agilidade.

Galeria: Honda e

Mas Bjorn Nyland, aproveitando o soquete de 1,5 kW no console central, queria tentar testar a capacidade da pequena bateria de liberar energia elétrica para outros fins. 

Risco de superaquecimento

Ele fez isso usando um cabo de carregamento que permitiu explorar quase todo o potencial desse soquete e atingiu 1,4 kW para evitar superaquecimento e danos irreversíveis. No início do teste, o Honda e tinha a carga da bateria em 94%, enquanto o Tesla Model 3 estava em apenas 20,6% (17,6 kWh de energia disponível).

Experiência bem sucedida

Os dois carros ficaram conectados por 2 horas. No final do experimento, o Honda havia atingido 84% do nível de carga, enquanto o Model 3 havia subido para 23,8% (19,8 kWh). Portanto, grande parte da energia proveniente do carro japonês foi perdida e apenas parte dela serviu para carregar o sedã da Tesla. 

No entanto, o experimento foi bem-sucedido no final. No sentido de que, de fato, com algumas precauções, mesmo que de maneira completamente "artesanal", foi demonstrado que a energia pode ser transferida de um carro elétrico para outro. E isso, em casos de extrema necessidade - como quando você fica sem energia e precisa chegar a uma estação de carregamento - pode ser realmente útil.