Kia XCeed híbrido plug-in estreia no mercado com consumo de 71,4 km/l
Nova versão estreia na Europa com autonomia de 48 km no modo elétrico
- Kia XCeed PHEV já está disponível para vendas na Europa
- Versão híbrida plug-in se destaca pelo baixo consumo
- Autonomia no modo totalmente elétrico é de 48 km
Cada vez mais variado na Europa, o portfólio eletrificado da Kia passa a contar com o novo Kia XCeed híbrido plug-in. Baseado no XCeed movido a combustão, o novo modelo se destaca pelo baixo consumo (71,4 km), 48 km de autonomia no modo elétrico e boa lista de equipamentos, mesmo na versão de entrada.
Com esse modelo, a Kia segue o cronograma de lançamentos de veículos eletrificados, que incluem os 100% elétricos, como o Kia e-Soul ou e-Niro, além de híbridos plug-in, híbridos convencionais e modelos micro-híbridos ou híbridos leves. No caso da específico da Espanha, as vendas de modelos eletrificados foram responsáveis por 17% do total no país.
Galeria: KIA XCeed PHEV 2020
O plano futuro da marca coreana contempla o lançamento, até 2025, de até 11 modelos 100% elétricos e 25 eletrificados, com o objetivo de aumentar exponencialmente as vendas desse tipo de veículo. Esses futuros veículos elétricos serão capazes de oferecer, em média, 500 quilômetros de autonomia.
Híbrido plug-in
O XCeed PHEV está equipado com um sistema híbrido que combina um motor a gasolina de 1,6 GDi de 105 cv associado a uma unidade elétrica de 44,5 kW (60,5 cv), para uma potência combinada de 141 cv e torque máximo de 27 kgfm. A transmissão é automática de dupla embreagem e seis velocidades.
A bateria é de íon de lítio, com capacidade de 8,9 kWh e possui sistema de recuperação de energia na frenagem. A autonomia é de 48 quilômetros pelo ciclo europeu WLTP. O carregador de bordo do veículo é de 3,3 kW e garante recarga total em um prazo de 2 horas e 15 minutos.
O Kia XCeed híbrido plug-in pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcançar a velocidade máxima de 160 km no modo híbrido (no modo totalmente elétrico a velocidade máxima é de 120 km/h). O consumo homologado fica entre ótimos 58,82 km/l e 71,4 km/l, naturalmente com a bateria 100% carregada no início do trajeto.
Praticamente igual ao XCeed a combustão, este híbrido plug-in se distingue por detalhes como a grade frontal fechada (para melhor eficiência aerodinâmica), pelo bocal de recarga, rodas de liga leve com desenho específico e o emblema 'Eco Plug-In' na tampa traseira, além da nova pintura batizada Fusion Orange.
Em termos de equipamentos, o XCeed híbrido plug-in está disponível em três versões de acabamento (eDrive, eTech e eMotion) e desde o modelo básico já traz itens importantes como assistente de manutenção na faixa e alerta de colisão frontal, além de faróis em LEDs, farol alto automático, tela multimídia de 8" com câmera de ré e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Falando do preço, a marca oferece dois descontos diferentes. Por um lado, a promoção mensal da Kia (5.350 euros) e, por outro, o desconto de financiamento (entre 2.400 e 2.984 euros, dependendo do acabamento). Todos os incentivos somados podem chegar a 10.000 euros (R$ 61,6 mil), baixando o preço de entrada para 26.150 euros (R$ 161,1 mil).
Preços (sem incentivos):
- XCeed 1.6 PHEV eDrive: 36.125 euros (R$ 222,5 mil)
- XCeed 1.6 PHEV eTech: 37.325 euros (R$ 230 mil)
- XCeed 1.6 PHEV eMotion: 39.175 euros (R$ 241,3 mil)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Como ter a bateria de um carro elétrico carregada em 1 minuto e meio
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade