Versões híbridas plug-in serão produzidas na Itália

  • Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe foram apresentados em um evento online pela FCA
  • Ambos os modelos já estão à venda na maioria dos países europeus
  • Versão híbrida plug-in de ambos os modelos chegará ao Brasil em 2021

Revelada no Salão de Genebra 2019 e desde então marcando presença em outros eventos, a versão híbrida plug-in (recarregável) dos modelos Jeep Compass e Jeep Renegade foi apresentada de forma oficial durante um evento online da FCA nesta segunda-feira (20) na Europa. 

Trata-se dos primeiros modelos híbridos plug-in da Jeep que a partir de agora já podem ser encomendados nos diversos mercados europeus (até o momento eles estavam disponíveis em pré-venda para alguns países). As primeiras entregas estão previstas para setembro de 2020.

Galeria: Jeep Compass 4xe

Segundo a Jeep, mais de mil pedidos foram coletados para as versões "First Edition" em oito mercados desde o anúncio no início do ano. Agora, eles estão sendo oferecidos com preços iniciais de 44.400 euros (R$ 270.900) para o Renegade 4xe e 38.500 euros (R$ 235.000) para o Compass 4xe.

O Renegade 4xe adota um sistema híbrido plug-in composto pelo motor 1.3 turbo em opções de 130 ou 180 cv associado a uma unidade elétrica de 60 cv que move as rodas traseiras. A potência combinada é de 190 ou 240 cv. O irmão maior Compass 4xe utiliza o mesmo conjunto que o Renegade e ambos se destacam pelo ótimo consumo médio de 50 km/l com emissões de CO2 de 50 g/km.

O desempenho é condizente com a proposta: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 200 km/h em ambos os modelos (versão de 240 cv).

Galeria: Jeep Renegade 4xe

O Jeep Renegade 4xe e o Jeep Compass 4xe estão equipados com uma bateria de 11,4 kWh em uma arquitetura de 400 volts. A autonomia no modo totalmente elétrico para ambos é estimada em 50 km

Exclusiva para as versões Trailhawk é o modo para trafegar em pedras, para tração máxima. Os outros modos de condução são:

  • Auto: o sistema gerencia de forma automática
  • Sport: utiliza a potência do sistema híbrido
  • Snow: para maior aderência em pisos escorregadios
  • Sand/Mud: dedicado a trechos de areia ou lama

São 3 opções diferentes de tração elétrica, com as seguintes configurações:

  • Hybrid 4x4: a tração é gerenciada totalmente pelo sistema, de acordo com a necessidade
  • 4WD Lock: a tração nas quatro rodas é ativada até uma velocidade máxima de 15 km/h
  • 4WD Low: para maximizar o desempenho da tração nas quatro rodas em terrenos arenosos ou rochosos

Estes opções de tração são complementadas com 3 modos de condução: 

  • Hybrid: o sistema escolhe de forma independente qual motor utilizar, sempre buscando a máxima eficiência possível
  • Electric: o carro funciona somente com o propulsor elétrico, desde que o nível de carga da bateria permita.
  • E-Save: dividido em dois tipos diferentes:
    • Battery save: para proteger a carga da bateria o máximo possível, priorizando o motor de combustão interna
    • Battery charge: para recarregar as baterias até 80% de sua capacidade, aproveitando o trabalho do 1.3 turbo a gasolina e a energia gerada

Lançamento no Brasil

Ambas os modelos já foram confirmados para o Brasil, no entanto, o presidente do grupo FCA na América Latina, Antonio Fliosa, disse que o lançamento de algumas novidades previstas para o Brasil poderiam sofrer atraso de até seis meses por conta da pandemia de Covid-19. Com promessa de preços competitivos, a marca havia indicado que iniciaria a importação do Jeep Renegade e Compass PHEV ainda em 2020 com valores abaixo de R$ 200 mil, mas agora eles virão somente em 2021, certamente com valores acima desse patamar.