A Hyundai é o primeiro fabricante do mundo a realizar um teste de autonomia extremo para ver até onde seus carros elétricos podem viajar com uma única carga. E o carro testado aqui é o Kona Electric, cujo pacote de bateria de 64 kWh permite que ele percorra até 484 km com base no ciclo de teste WLTP ou 415 km de acordo com o padrão EPA.
No entanto, mesmo que esses números não sejam os mais fáceis de comparar na condução diária (especialmente a classificação WLTP mais otimista), a Hyundai pegou três exemplares do Kona Electric e fez os motoristas darem voltas em um circuito na Alemanha anteriormente conhecido como Lausitzring, agora chamado EuroSpeedway Lausitz, até as baterias esgotarem.
Esta pista tem um tri-oval de 3,2 km (semelhante ao Pocono Raceway na Pensilvânia) e é aqui que os carros foram testados. Ao todo foram três dias e vários motoristas por carro para finalmente esvaziar completamente as baterias e, àquela altura, todas haviam ultrapassado a marca de 1.000 km.
Seus números exatos de autonomia foram 1.018 km, 1.024 km e 1.026 km, com valores de consumo de energia de 6,28 kWh/100 km, 6,25 kWh/100 km e 6,24 kWh/100 km, muito inferior ao homologado WLTP de 14,7 kWh / 100 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Hyundai Kona elétrico chega à Europa pelo equivalente a R$ 225 mil
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
SUV elétrico mais barato do Brasil, Hyundai Kona chega por R$ 219.990
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai Kona elétrico tem lançamento confirmado para o Brasil em agosto