Quando o sedã Lucid Air chegar ao mercado em 2021, ele não terá apenas a maior autonomia do qualquer veículo elétrico, mas também será também o mais rápido para recarregar. A Lucid Motors revelou hoje as capacidades de carregamento do próximo sedã elétrico, e é impressionante, para dizer o mínimo.
Há poucos dias foi divulgado que o Air tem uma autonomia de 832 km (de acordo com o padrão EPA). Isso, aliado à capacidade de carregamento rápido que é capaz de aceitar mais de 300 kW de potência, tornará o modelo uma excelente escolha para longas viagens rodoviárias.
Atualmente, o Porsche Taycan conta com a maior potência entre todos os elétricos disponíveis no mercado, ou seja, até 270 kW. No entanto, uma vez que o Taycan não é um elétrico muito eficiente, ele não entrega os mesmos "quilômetros por minuto" que um Tesla Model 3 pode ao carregar a uma taxa inferior de 250 kW. Isso porque o Model 3 é mais eficiente e pode rodar mais quilômetros por kWh do que um Taycan.
O Lucid tem o melhor dos dois mundos. Ele pode carregar mais rápido que qualquer elétrico, e também é um dos mais eficientes do segmento. Essa combinação o torna o carro elétrico de carregamento mais rápido do mercado, já que pode recarregar a uma taxa de aproximadamente 32 km de autonomia por minuto de carregamento.
"Projetamos todos os aspectos do Lucid Air e sua plataforma interna para serem hipereficientes, do trem de força à aerodinâmica, e definimos vários novos benchmarks por meio desses esforços, incluindo o elétrico de maior autonomia com um alcance EPA estimado de 832 km".
Disse Eric Bach, vice-presidente de Engenharia de Hardware da Lucid Motors.
"Com nossa arquitetura elétrica de ultra-alta voltagem de 900 volts + e o Wunderbox próprio, aumentamos significativamente a velocidade da energia que entra e sai do veículo, oferecendo o veículo elétrico de carregamento mais rápido do mundo com recursos de carregamento prontos para o futuro."
A taxa de carga extraordinariamente alta do Lucid é possível devido à sua arquitetura elétrica de 900 volts, incluindo células de bateria de íon de lítio personalizadas, uma bateria altamente sofisticada (BMS) e sistema de gerenciamento térmico (TMS), bem como a eficiência do trem de força elétrico.
Carregamento AC
Quanto ao carregamento CA, a Lucid também está ultrapassando os limites e equipando o Air com um carregador de bordo de 19,2 kW, que pode recarregar o equivalente a 128 km a cada hora. Além do conjunto de cabo de carregamento móvel que vem com o veículo, a Lucid também vai oferecer seu próprio equipamento de carregamento doméstico, que eles chamam de "Estação de carregamento doméstica conectada".
A Connected Home Charging Station será uma das primeiras estações de carregamento AC a oferecer carregamento bidirecional. Com capacidade de carregamento bidirecional, os proprietários do Lucid Air podem usar seus veículos para fornecer energia às suas casas durante uma queda de energia e até mesmo para obter energia total em propriedades de férias fora da rede. Isso, em nossa opinião, é um grande negócio.
Carregamento DC
A Lucid usará o Sistema Combinado de Carregamento (CCS ou Combo) em seus veículos e, conforme mencionado, o Air será capaz de aceitar mais de 300 kW de potência. No entanto, poucas estações de carga rápida CC podem fornecer tanta energia.
A rede Electrify America instalou vários carregadores de 300 kW nos EUA e a Lucid fez uma parceria com a rede para oferecer aos proprietários três anos de carregamento gratuito ilimitado com algumas condições específicas de uso.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla