Desde 2016 o CEO Elon Musk tem planos de entrar no mercado indiano

De acordo com a publicação India Times, representantes da Tesla se reuniram com as autoridades locais do estado indiano de Karnataka no começo de setembro. Um dos motivos para o encontro seriam as negociações para a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa norte-americana na Índia

Embora detalhes não tenham sido revelados, a concretização deste projeto ainda parece algo distante. O CEO da Tesla, Elon Musk, já havia falado sobre as intenções de vender carros elétricos na Índia em 2016. No entanto, os planos da empresa esbarraram na política protecionista das autoridades locais, que proibiam as importações diretas e exigiam a construção de uma fábrica com nível de localização da produção de pelo menos 30%. 

Galeria: Tesla Model 3 - China

Nesse contexto, a construção de um centro de pesquisa poderia se tornar uma solução temporária para a empresa. Uma espécie de meio-termo para que as autoridades locais autorizem a Tesla a importar veículos de outros países para atender ao mercado local.

Vale lembrar que Elon Musk falou recentemente em construir uma segunda fábrica para produzir carros elétricos na Ásia, mas deixou claro que isso não deve acontecer até que a empresa tenha concluído a sua Gigafactory Berlim e sua nova Giga para produzir a picape elétrica Cybertruck no Texas (EUA).

Tesla India 2

Caso se concretize, o empreendimento da Tesla trará grande benefício para a cidade de Bangalore (Bengaluru no idioma local), que tem se transformado em um pólo de tecnologia na Índia atraindo centros de P&D para setores como como aviação, biotecnologia e tecnologia da informação - o local abriga empresas como General Electric, John F. Welch Technology Center (JFWTC), IBM, Samsung e cerca de 400 outras.