Faltando poucos dias para a estreia oficial do Volkswagen ID.4, mais um teaser é divulgado pela marca alemã. Agora é a vez das luzes serem reveladas, que por acaso são totalmente de LEDs em todas as versões e bastante sofisticadas.
Através do novo design dos grandes faróis, o fabricante alemão teve a intenção de conferir ao SUV elétrico um aspecto amigável. Na parte traseira, há fileiras de LEDs mais uma faixa de luz vermelha da esquerda para a direita. Além disso, as caixas dos retrovisores externos apresentam projetores ocultos que projetam um padrão em forma de diamante típico dos modelos ID. no chão ao abrir as portas.
O opcional IQ.Light frontal é um farol matricial de LED com luzes diurnas que pode saudar o motorista antes que o modelo dê a partida.
"Qualquer pessoa que busque adicionalmente um certo je ne sais quoi poderá, no futuro, solicitar o IQ.Light opcional com faróis de matriz LED. Seus módulos de luz são compostos por onze LEDs individuais cada, que podem ser desligados e regulados individualmente. Eles consequentemente, emite um feixe principal contínuo controlado de forma inteligente, sempre iluminando a estrada com a maior intensidade possível, sem deslumbrar os outros usuários da estrada.
Os módulos têm uma forte semelhança com olhos humanos. Anéis iluminados com uma seção inferior achatada os rodeiam - eles são a marca registrada do ID. modelos com IQ.Light. As aberturas em forma de colmeia nas caixas dos módulos e os cabos de fibra ótica em toda a volta geram a luz diurna. Quando a iluminação está ligada, uma faixa de luz passa na frente para conectar os faróis uns aos outros.
Módulos de luz nos faróis comunicam-se com o motorista antes mesmo de o ID.4 iniciar uma viagem: sempre que os motoristas se aproximam do veículo com a chave, as luzes giram eletricamente para cima a partir da parte inferior para recebê-los olhando para cima. Com o sistema de acesso Keyless Advanced a bordo, o veículo apresenta um cenário de boas-vindas aprimorado: neste caso, os módulos de luz "abrem seus olhos" e, em seguida, giram para o lado - dando a impressão de que o veículo está procurando contato visual com o próximo motorista."
De acordo com a Volkswagen, os conjuntos de lanternas em LEDs 3D (também opcionais) oferecem uma iluminação extremamente homogênea.
"No ID.4, a marca Volkswagen está usando conjuntos de luzes traseiras LED 3D pela primeira vez. A luz traseira deles forma uma curva plana e tem um efeito particularmente homogêneo e vívido. Em todo caso, nove superfícies de cabos de fibra óptica emitem a luz em um vermelho extraordinariamente rico. Cada um desses discos, consistindo de várias camadas finas, parece flutuar na frente de um fundo preto. As luzes de freio acendem em forma de “X”.
As animações em ritmo acelerado nas luzes começam a partir do logotipo para dar as boas-vindas aos motoristas e se despedir deles. Os clientes podem alternar entre dois modos de design. Os conjuntos de luzes traseiras LED 3D incorporam adicionalmente um sinal de mudança de direção dinâmico - ele se move de dentro para fora para, assim, transmitir claramente em que direção o veículo está indo."
Klaus Zyciora continua dizendo que "a luz no ID.4 não é um fim em si mesma. Desempenha funções vitais de forma inteligente e representa um elemento integrante do design externo."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais