Volvo XC40 100% elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser produzido
Todos as unidades que serão produzidas neste ano já foram reservadas
Sucesso antes mesmo de chegar às lojas, o XC40 Recharge, primeiro veículo 100% elétrico da Volvo com 408 cv de potência e autonomia de 400 km começou a ser produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica. O crossover compacto elétrico começa a ser entregue aos clientes europeus neste mês e está confirmado para o Brasil em meados de 2021.
Este é o primeiro Volvo totalmente elétrico baseado na Compact Modular Architecture (CMA), e o primeiro de muitos que serão lançamentos nos próximos anos, já que a empresa pretende atingir a participação de vendas de 50% (globalmente) de carros elétricos até 2025.
Galeria: Volvo XC40 elétrico - produção
A marca sueca disse que a demanda pelo XC40 elétrico é alta - "todos os carros programados para serem produzidos neste ano já foram vendidos" - e que os primeiros carros serão entregues aos clientes europeus no final de outubro.
"O início da produção de carros dos clientes segue um período de preparação em que a fábrica de Ghent construiu um número limitado de carros de pré-produção. Este processo, procedimento padrão para cada novo modelo, visa otimizar o fluxo de produção e garantir a qualidade superior de cada carro construído. Todo o pessoal de produção relevante também recebeu treinamento extensivo sobre a construção segura de carros elétricos."
No início deste ano, a Volvo Cars lançou em Ghent uma linha de montagem de baterias para veículos elétricos, portanto, agora ela deve estar pronta para gerar algum volume notável, presumimos.
Javier Varela, chefe de operações industriais globais e qualidade, disse:
"Hoje é uma ocasião importante para a Volvo Cars e para todos os funcionários aqui em Ghent. À medida que continuamos a eletrificar nossa linha, a fábrica de Ghent é uma verdadeira pioneira em nossa rede de manufatura global."
Estreia no Brasil
Sobre o lançamento no Brasil, o presidente da Volvo Cars no país, João Oliveira, já havia confirmado a data de estreia por aqui no primeiro semestre deste ano:
"Estamos caminhando para uma linha totalmente eletrificada no Brasil".
"O XC40 elétrico faz parte da nossa estratégia e será lançado por volta da metade do ano que vem"
Especificações do Volvo XC40 Recharge P8:
- mais de 400 km de autonomia WLTP
- Bateria de 78 kWh (75 kWh utilizáveis, 400V, 320 kW de potência) (células da LG Chem / CATL)
- 0-100 km/h em 4,9 segundos
- tração nas quatro rodas com motor duplo
- potência máxima do sistema de 300 kW (408 cv) e 67,3 kgfm (um motor de 150 kW por eixo)
- Carregamento rápido DC 0-80% em 40 minutos (até 150 kW de potência)
- AC: carregador trifásico de 11 kW integrado
- peso de 2.150 a 2.250 kg, dependendo da versão / equipamentos
- capacidade de carga de 413 litros + 31 no porta-malas dianteiro
- carga máxima do teto: 75 kg
- Capacidade de reboque de até 1.500 kg
- baseado na Compact Modular Architecture (CMA)
Galeria: Volvo XC40 Recharge (2020)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo EX30 enfrenta o Volvo C40 em um desafio de 600 km na estrada
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volvo EX40 e EC40: montadora troca nomes das linhas XC40 e C40 Recharge
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volvo: vendas globais avançam em janeiro graças ao novo EX30
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volvo anuncia desconto de R$ 20 mil para as linhas C40 e XC40 no Brasil