A empresa alemã ATW (Assembly & Test Europe GmbH), que recentemente caminhava para a falência, anunciou sua venda para "o líder no campo de veículos elétricos da Califórnia". O comunicado da empresa não revelou o nome do seu comprador, mas a imprensa europeia, citando fontes da indústria, afirma que é, sem dúvida, a Tesla.
Sediada na parte ocidental da Alemanha, a ATW, uma subsidiária da Canadian ATS Automation Tooling Systems, se ocupa principalmente do projeto e produção de linhas de montagem para fábricas automotivas. É uma empresa relativamente pequena, com 211 funcionários, mas tem clientes muito importantes.
A empresa é conhecida como fornecedora de equipamentos para montagem de transmissões para transportadores Magna. E também como fabricante das mais recentes linhas de montagem de baterias para Mercedes e BMW. A ATW vem apresentando altos lucros há muito tempo, mas devido ao coronavírus e às paralisações obrigatórias, a empresa enfrentou grandes dificuldades financeiras e se preparava para demitir seus funcionários.
Esta é a segunda aquisição desse tipo para a Tesla na Alemanha. Em 2017, a empresa de Elon Musk comprou a Grohmann Engineering GmbH, também especializada no desenvolvimento de equipamentos de produção automática.
A compra parece benéfica para ambas as partes. Esta é uma oportunidade para a ATW sobreviver. E para a Tesla, uma chance de melhorar um processo de fabricação que é bem complexo. Anteriormente, escrevemos que, ao lançar o Model 3 com produção em massa, a empresa californiana enfrentou justamente as dificuldades de automatizar a montagem de baterias. Foram os especialistas da Grohmann Engineering GmbH que ajudaram a resolver este problema, mas é óbvio que ainda há espaço para melhorias nesta área.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla