Volkswagen ID.3: primeiros acidentes mostram o quanto ele pode ser popular
Os primeiros acidentes relatados envolveram motoristas de 19 e 89 anos de idade
As entregas do Volkswagen ID.3 começaram em 11 de setembro e os primeiros acidentes relatados demoraram apenas algumas semanas para acontecer. Curiosamente, ambos os acidentes ocorreram durante test drives. Um envolveu um motorista de 89 anos e outro foi causado por um rapaz de 19 anos.
Isso nos dá uma ideia de quão amplo pode ser o público do hatchback elétrico, mas há um porém nos casos relatados aqui. Enquanto o idoso tentava dirigi-lo, o adolescente bateu na traseira de um ID.3 dirigido por um homem de 53 anos.
Galeria: Volkswagen ID.3 - acidentes
Ambos os acidentes aconteceram na Alemanha, sendo que o primeiro ocorreu no dia 24 de setembro e foi justamente o último que mencionamos. O motorista de 53 anos identificado apenas como Norbert pelo site News38.de estava avaliando um ID.3 de uma concessionária.
De acordo com o Presseportal, o ID.3 preto teve que parar porque o carro à frente queria virar à esquerda. Foi quando o jovem de 19 anos, distraído pelos filhos no banco de trás, colidiu com o carro elétrico.
A foto do Departamento de Polícia de Herford mostra que o carro elétrico da Volkswagen sofreu apenas pequenos danos, enquanto o Ford Focus ficou bastante danificado. Uma mulher de 21 anos que estava no Focus teve que ser levada ao hospital para atendimento. A polícia estima o prejuízo em 10.000 euros (R$ 65.900).
O News38.de disse que Norbert ficou impressionado com a robustez do VW. Apesar do desfecho desagradável durante seu test drive, ele disse que o carro estava em ótimas condições.
O outro acidente ocorreu no dia 1º de outubro em uma concessionária Volkswagen de Erfurt. O motorista de 89 anos queria dar uma volta com o ID.3 e trocou o freio pelo acelerador. O seletor de marcha estava em R, o que significa que ele recuou em alta velocidade por 20 metros até que o carro batesse nas paredes do showroom.
Felizmente, ninguém se machucou gravemente, exceto o motorista, que foi para o hospital com ferimentos leves. O mesmo não pode ser dito sobre a loja, o ID.3 que ele dirigia e um carro estacionado no showroom. Os danos materiais ficaram em 60.000 euros (R$ 395.300), ou o dobro do preço de um ID.3.
Em ambos os casos, os acidentes foram causados totalmente por falha humana. Se ouvirmos falar de mais acidentes envolvendo o Volkswagen elétrico, provavelmente será devido ao fato de ele estar se tornando mais popular e presente nas ruas. Vamos acompanhar.
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km