BMW terá recall de híbridos por risco de incêndio, inclusive no Brasil
Problemas relacionados a fornecedores podem afetar quase 27 mil unidades
Com as células de íons de lítio não se brinca: são produzidos com processos altamente padronizados e em ambientes controlados. A BMW sabe bem disso, que hoje está pagando o preço de um lote de baterias com defeito que forçou a empresa a fazer um recall para 27.600 híbridos plug-in vendidos em todo o mundo.
O risco é de possíveis curtos-circuitos, que podem causar um incêndio. E nesses casos, mesmo com hipóteses remotas, a prudência dita que as ações sejam tomadas prontamente como a BMW e, recentemente, a Hyundai fizeram com o SUV compacto Kona elétrico.
Galeria: BMW X2 xDrive25e (2020)
O recall não afeta todos os híbridos plug-in produzidos pela BMW. E tendo a Casa de Munique os dois principais fornecedores externos de baterias, CATL e Samsung, é provável que o problema, que deveria dizer respeito às soldas, afete apenas um dos dois. No entanto, ainda não foi revelado em qual dos dois está o defeito.
Tudo começou em agosto passado, quando a empresa interrompeu a entrega de 4.460 carros após ter constatado o defeito que poderia ter causado o início dos incêndios. Os carros em questão são alguns dos produzidos entre 20 de janeiro e 18 de setembro deste ano. Esta é a lista de modelos afetados globalmente.
- Série 2 Active Tourer
- Série 3
- Série 3 Touring 3
- Série 5
- Série 5 Touring
- Série 7
- X1
- X2
- X3
- X5
- i8
- i8 Roadster
- Mini Countryman
Também no Brasil
Além de inspecionar e eventualmente intervir nos híbridos plug-in já entregues, a empresa também "interrompeu" 3.500 veículos na linha de produção antes de serem entregues aos seus proprietários finais. De qualquer forma, a BMW promete definir um plano para resolver o problema até o final de outubro.
Como foi dito, este recall da BMW atinge diversos mercados globais, inclusive o Brasil, onde a marca divulgou um comunicado com orientações sobre como proceder com a bateria de alta voltagem para os seguintes modelos fabricados entre 2/3/2020 e 21/9/2020:
- 330 e M Sport
- 745 Le M Sport
- 530 e M Sport
- X5 XDrive 45e M Sport
- X3 XDrive 30e X Line
- MINI Cooper Countryman SE ALL4
O comunicado orienta os proprietários a definirem o estado de carga da bateria em níveis mínimos (30%). Além disso, pede para não utilizar as trocas de marcha manuais e não posicionar a alavanca e câmbio no modo Sport. Nesse cenário, por precaução, é preferível ainda que os proprietários de veículos híbridos plug-in da marca bávara usem apenas gasolina até a marca agendar os reparos necessários.
Veja aqui o comunicado oficial da BMW sobre o recall dos modelos híbridos plug-in.
Galeria: BMW 545e xDrive 2020
Bombando
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