BMW terá recall de híbridos por risco de incêndio, inclusive no Brasil

Problemas relacionados a fornecedores podem afetar quase 27 mil unidades

BMW 330e (Teste BR) BMW 330e (Teste BR)

Com as células de íons de lítio não se brinca: são produzidos com processos altamente padronizados e em ambientes controlados. A BMW sabe bem disso, que hoje está pagando o preço de um lote de baterias com defeito que forçou a empresa a fazer um recall para 27.600 híbridos plug-in vendidos em todo o mundo.

O risco é de possíveis curtos-circuitos, que podem causar um incêndio. E nesses casos, mesmo com hipóteses remotas, a prudência dita que as ações sejam tomadas prontamente como a BMW e, recentemente, a Hyundai fizeram com o SUV compacto Kona elétrico.

O recall não afeta todos os híbridos plug-in produzidos pela BMW. E tendo a Casa de Munique os dois principais fornecedores externos de baterias, CATL e Samsung, é provável que o problema, que deveria dizer respeito às soldas, afete apenas um dos dois. No entanto, ainda não foi revelado em qual dos dois está o defeito.

Tudo começou em agosto passado, quando a empresa interrompeu a entrega de 4.460 carros após ter constatado o defeito que poderia ter causado o início dos incêndios. Os carros em questão são alguns dos produzidos entre 20 de janeiro e 18 de setembro deste ano. Esta é a lista de modelos afetados globalmente. 

Também no Brasil

Além de inspecionar e eventualmente intervir nos híbridos plug-in já entregues, a empresa também "interrompeu" 3.500 veículos na linha de produção antes de serem entregues aos seus proprietários finais. De qualquer forma, a BMW promete definir um plano para resolver o problema até o final de outubro.

Como foi dito, este recall da BMW atinge diversos mercados globais, inclusive o Brasil, onde a marca divulgou um comunicado com orientações sobre como proceder com a bateria de alta voltagem para os seguintes modelos fabricados entre 2/3/2020 e 21/9/2020:

O comunicado orienta os proprietários a definirem o estado de carga da bateria em níveis mínimos (30%). Além disso, pede para não utilizar as trocas de marcha manuais e não posicionar a alavanca e câmbio no modo Sport. Nesse cenário, por precaução, é preferível ainda que os proprietários de veículos híbridos plug-in da marca bávara usem apenas gasolina até a marca agendar os reparos necessários.

Veja aqui o comunicado oficial da BMW sobre o recall dos modelos híbridos plug-in.