Depois da estreia oficial com a divulgação das primeiras imagens, o Skoda Enyaq finalmente aparece em uma apresentação ao vivo onde pode mostrar de forma mais clara seus atributos. O SUV elétrico 'primo' do Volkswagen ID.4, com o qual compartilha a plataforma, é um divisor de águas na história da montadora tcheca por vários motivos.
Sob suas linhas elegantes e um perfil robusto e atlético, há de fato a plataforma MEB, a arquitetura modular que o Grupo Volkswagen usará para todos os futuros carros elétricos de suas marcas. O equivalente ao MQB (usado, com as modificações adequadas, do Seat Ibiza ao Skoda Kodiaq), mas com zero emissões.
Um modelo estratégico para a Casa de Mladá Boleslav, com um estilo que faz de tudo para não parecer muito estranho, a não ser que o comprador opte pela grade iluminada de 130 LEDs, e que incorpora alguns itens dos clássicos SUVs da Skoda, acrescentando elementos próprios.
E se pelas imagens ele pode parecer imponente, talvez até demais, ao vivo suas proporções são mais bem agradáveis ao destacar suas linhas, dando a impressão de ser mais comprido do que uma perua Octavia. O que, na verdade, não passa de uma falsa impressão, com alguns centímetros a mais a favor do familiar já estabelecido no mercado.
É tudo uma questão de impressões, ainda que os 4,64 metros de comprimento certamente não sejam poucos, e com um benefício extra: na verdade, as rodas dianteiras estão separadas por 2,77 metros das traseiras. Traduzido, significa uma cabine bem espaçosa.
É confortável por dentro, muito confortável, não importa onde você esteja. É a 'mágica' do carro elétrico e seu funcionamento sem peças mecânicas volumosas, mesmo na presença de tração nas quatro rodas (como no caso do Skoda Enyaq). Nesse caso, de fato, o motor elétrico traseiro é acoplado a outro dianteiro, sem a necessidade de eixo de transmissão. Exatamente como nos primos Volkswagen ID.3 e ID.4.
Mas o que chama a atenção é o design, muito diferente do que encontramos até hoje no restante da linha Skoda, começando com a tela do sistema de informação e entretenimento com 13" (o maior já montado em um modelo do fabricante tcheco) acompanhado por uma pequena tela de 5,3" para o quadro de instrumentos. Pequeno sim, mas auxiliado em sua tarefa de mostrar o máximo de informações possível a partir de um head up display com realidade aumentada.
Ao redor, materiais agradáveis de se ver e tocar, com soluções inusitadas como tecido feito de plástico de garrafas recicladas ou lã virgem obtida após processos rígidos e rigorosos que respeitam o meio ambiente. Porque ser um carro elétrico também significa reduzir as emissões produzidas para criar tudo que o equipa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primo do VW ID.4, SUV elétrico Skoda Enyaq ganha versão com visual esportivo
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Skoda Vision GT, um conceito 100% elétrico impressionante!
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Carro elétrico popular da Volkswagen não terá o visual do ID. Life