De acordo com fontes não oficiais da Bloomberg, a Nissan em breve também pode se juntar ao número crescente de fabricantes que estão desenvolvendo uma picape elétrica de porte 'convencional' - leia-se picapes grandes para nós - para o mercado dos EUA.
A empresa japonesa está em negociações com a startup Hercules Electric Vehicles (fundada em 2018). A Hercules planeja oferecer uma picape de "luxo robusto" chamada Hercules Alpha (de meados de 2022).
No caso, a Nissan compraria "um trem de força elétrico a bateria" da Hercules Electric Vehicles para usar na versão elétrica da picape Titan, enquanto a Hercules Electric Vehicles usaria componentes da Titan em seu projeto. Agora entendemos porque o Hercules Alpha era tão semelhante ao Nissan Titan nas primeiras imagens divulgadas.
De qualquer forma, se as duas empresas assinarem o acordo, podemos adicionar duas novas picapes elétricas no cronograma - Nissan Titan EV e o modelo de luxo da Hercules, provavelmente de nicho.
Claro, o boato sobre o acordo Nissan-Hercules levanta milhares de novas questões, como por que a Nissan ainda não está produzindo sua picape totalmente elétrica, especialmente porque tem rios de experiência com eletrificação.
A outra questão é que as vendas da Nissan nos EUA estão caindo. De acordo com o artigo, em 2019, as vendas da Titan caíram 38% e, durante os nove meses de 2020, caíram mais 24% na comparação ano a ano para 19.403 unidades no total.
O volume de vendas relativamente baixo (30 vezes menor do que o Ford F-Series, com 589.034, também em queda de 11% ano a ano) pode nos fornecer uma resposta sobre por que não vale a pena para a Nissan desenvolver uma versão elétrica internamente. E a outra questão é se a Hercules Electric Vehicles realmente tem a tecnologia para eletrificar pickups?
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias