Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem autonomia oficial de 402 km
Modelo que estreia nos EUA em 2021 se destacou pelo consumo moderado de energia
Recém-apresentado e com lançamento adiado nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.4 teve a autonomia de 402 km oficialmente certificada pela agência ambiental norte-americana EPA para as versões edição limitada 1ST e Pro S. Vale lembrar que o SUV elétrico está equipado com uma bateria de 82 kWh (77 kWh utilizáveis).
De acordo com a EPA, também foi apontado um consumo de energia da ordem de 97 MPGe ou 216 Wh/km, o que é número bastante sólido, considerando que se trata de um SUV/crossover. O que mostra que a Volkswagen fez um belo trabalho no desenvolvimento de sua plataforma modular MEB.
Galeria: Volkswagen ID.4 - imagens oficiais
Classificação do Volkswagen ID.4 Pro S 2021 - EPA:
- autonomia de 250 milhas (402 km)
- consumo de energia (incluindo perdas de carga):
- combinado: 97 MPGe - 216 Wh/km
- urbano: 104 MPGe - 201 Wh/km
- rodovia: 89 MPGe - 235 Wh/km
Para comparação, o Tesla Model Y na versão com tração integral (que não é um concorrente direto, mas sim um exemplo de eficiência de última geração) tem 30% a mais de autonomia EPA - 525 km - e consumo de energia combinado 22% menor - 168 Wh/km. É claro que estamos falando de um carro mais equipado, esportivo e caro (cerca de US$ 10.000 a mais com base no preço padrão e US$ 17.775 efetivos, deduzindo o crédito tributário federal).
Modelo | Preço base | Frete | Taxa de crédito | Preço Efetivo |
Volkswagen ID.4 Pro S 2021 | US$ 39.995 | + $ 920 | US$ 7.500 | US$ 33.415 (R$ 177.700) |
Além disso, o Volkswagen ID.4 deve ser um grande competidor no segmento principal, onde é esperado um grande volume de vendas. O Kia Niro EV (e-Niro), que é um pouco mais barato, oferece 385 km de autonomia EPA (4,4% menor) e consumo de energia combinado de 187 Wh/ km - 13% melhor do que ID.4.
Já o rival mais direto Ford Mustang Mach-E consegue percorrer 434 km com uma carga segundo os dados que foram vazados nos últimos dias. No entanto, o SUV elétrico da Ford possui uma bateria de 88 kWh na versão com tração traseira e autonomia estendida que na prática se reflete em uma eficiência um pouco mais baixa que a do VW.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais