No começo deste mês, a Volvo anunciou que começará a montar motores elétricos em sua fábrica em Skövde na Suécia, onde planeja estabelecer a produção interna completa de motores elétricos até meados da próxima década. Esse é o ano em que a montadora espera que suas vendas globais sejam de 50% de carros totalmente elétricos, com o restante híbridos.
Agora, o site Automotive News relata que a marca sueca lançará um novo veículo elétrico em 2 de março do próximo ano e divulgará mais informações sobre sua estratégia de eletrificação nessa data. Há poucos detalhes no momento, mas ao menos sabemos com certeza que o novo carro movido a bateria será baseado na arquitetura de módulo compacto (CMA), que também sustenta o crossover 100% elétrico XC40 Recharge.
"Vamos mantê-lo um pouco no escuro até mostrarmos o carro, mas prometo que será um carro muito bonito", disse o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, à Automotive News. Quando questionado se o novo EV irá substituir o V40 descontinuado, ele disse: "Para que a Volvo seja lucrativa, precisamos nos concentrar em preços mais altos, mais segmentos de carros premium."
Em 2016, quando a Volvo anunciou seus planos de eletrificação, ela previu o futuro com os conceitos 40.1 e 40.2. O primeiro se transformou no XC40 Recharge de produção, enquanto o último mais tarde se tornou o veículo elétrico de desempenho Polestar 2.
Em uma entrevista anterior, Samuelsson declarou que quer que a Volvo se torne um fabricante exclusivo de automóveis 100% elétricos até 2030. O SUV XC90 de próxima geração provavelmente se tornará o último modelo da marca disponível com motor a combustão. Do outro lado do espectro, acredita-se que um novo modelo básico de emissão zero esteja em desenvolvimento.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil