A promissora startup chinesa Xpeng Motors chegou à Europa nesta semana com as primeiras entregas do SUV elétrico compacto G3 aos clientes na Noruega. Em setembro, informamos que a montadora tinha enviado as 100 primeiras unidades do G3 para o país escandinavo. Enfim, os veículos desembarcaram e os clientes estão levando-os para casa.
Todos os 100 exemplares do SUV elétrico foram vendidos e agora estão sendo entregues aos seus novos proprietários nesta semana em 28 cidades e vilas na Noruega. A Xpeng informa que a entrega do G3 mais ao norte será em Bodø (67° N), localizada ao norte do Círculo Polar Ártico.
"As entregas ao clientes nesta semana na Noruega representam um marco importante nas aspirações da Xpeng de se tornar uma marca de EV inteligente verdadeiramente internacional. Nosso lançamento na Europa ocorre no momento em que os consumidores estão mudando em número cada vez maior para um transporte pessoal mais sustentável e em um ponto crítico em que governos em todo o mundo estão intensificando seus esforços de emissão zero. Esperamos ser um impulsionador significativo na aceleração dessa transição." - He Xiaopeng, CEO e presidente da Xpeng
O SUV elétrico conta com o sistema de assistência ao motorista Xpilot, que assim como o sistema de piloto automático de Tesla, tem aprendizado e melhoria contínua. A Xpeng anunciou recentemente que a partir do início de 2021, o Xpilot irá melhorar muito, porque sua arquitetura de condução autônoma de próxima geração incluirá a tecnologia Lidar, tornando a Xpeng o primeiro fabricante a incluir essa tecnologia em um carro elétrico de produção.
O preço de tabela para o G3 na Noruega começa em 358.000 NKr (R$ 211.700) e tem uma classificação de autonomia WLTP de 451 quilômetros. Isso se traduziria em cerca de 240-250 milhas na classificação de alcance da EPA colocando o G3 como um concorrente direto do RAV4 Prime PHEV e do Volkswagen ID.4.
Caso alguém esteja se perguntando se a Xpeng tem seus olhos voltados para muito além do que apenas a China e a Noruega, o Dr. Brian Gu, vice-presidente e presidente da Xpeng claramente deixou essa questão de lado:
"Acreditamos que os EVs inteligentes são produtos globais e a Xpeng pretende ser um líder global em EVs inteligentes. É por isso que, embora nos concentremos no mercado chinês atualmente, temos aspirações de explorar os mercados internacionais" Dr. Brian Gu, vice-presidente E presidente da Xpeng
A Xpeng está "explorando oportunidades" em outros mercados maduros para veículos elétricos com políticas governamentais de apoio, infraestrutura de carregamento avançada e suporte avançado aos veículos verdes. A Xpeng também está planejando lançar seu segundo modelo de produção, o sedã elétrico P7, na Europa nos próximos 12 meses.
A Xpeng não anunciou planos de exportar seus veículos para os EUA, mas trouxe um P7 em setembro, quando a empresa iniciou suas operações na bolsa de valores de Nova York. O InsideEVs foi o primeiro de apenas três veículos de imprensa locais que tiveram permissão para testar sedã elétrico em solo norte-americano.
Fonte: fullychargedshow
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Startup Xpeng entrega 10.000 carros elétricos pelo 2º mês seguido
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Startup chinesa Xpeng celebra 100.000 carros elétricos produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos