Ao lado da NIO, a Xiaopeng Motors (Xpeng) é uma das startups de veículos elétricos mais promissoras da China. E para abrir o a Salão do Automóvel de Guangzhou, que começou neste fim de semana, faz o lançamento do P7 Wing, uma versão exclusiva do sedã elétrico carro chefe que se destaca pela porta com abertura em tesoura. 

Claro que a principal novidade do modelo XPeng P7 Wing é o estilo de abertura das portas, incomum nesse tipo de carro: um sedã de quatro portas com design convencional. Além disso, a pintura externa é bastante chamativa com um tom verde fluorescente. No conjunto, o P7 continua agradando e a mudança das portas ficou bem integrada ao desenho geral do carro.

Galeria: Xpeng P7 Wing

As portas do tipo tesoura podem ser abertas/fechadas por meio da chave do carro, por comando via Bluettoth, pelo aplicativo no smartphone e por meio de comando de voz no interior do veículo. Além disso, os clientes poderão personalizar o ângulo de abertura dessas portas, que possuem sensores para evitar o impacto em obstáculos durante a abertura. 

No início chamado de rival chinês do Tesla Model 3, o Xpeng P7 ainda se destaca pela tecnologia à bordo com o novo sistema de condução semiautônomo XPILOT 3.0 (possui 14 câmeras, 12 radares ultrassônicos e radar de ondas de 5 mm), um avançado sistema de informação e entretenimento e um sistema de som de última geração com 18 alto-falantes.

Esta nova variante do P7 com portas de asas estará disponível nas versões de topo, equipadas com motor elétrico de 430 cv alimentado por uma bateria que fornece até 706 km de autonomia NEDC com uma carga (580 km pelo ciclo WLTP). Os preços variam entre 366.900 e 409.900 yuans (com subsídios incluídos), algo entre R$ 300.700 e R$ 336.000, enquanto as entregas terão início em março de 2021.