Lotus apresenta o monstro elétrico E-R9 para as 24 Horas de Le Mans do futuro
Conceito de hipercarro elétrico tem quatro motores, troca de bateria e aerodinâmica sem precedentes
A Lotus nos dá mais um aperitivo da eletrificação. E depois do Evija, a marca apresenta um supercarro ainda mais exagerado. É chamado E-R9 e foi projetado para corridas. Na verdade, o E no nome significa Endurance, enquanto o R, coincidentemente, signifca Racer.
Desenhado pelo chefe de aerodinâmica da empresa inglesa Richard Hill, ele interpreta a ideia de um carro para competições de enduro - no estilo das 24 Horas de Le Mans, por assim dizer - de 2030.
Galeria: Lotus E-R9 - conceito de carro de corrida elétrico
Moldado pelo vento
Fiel à filosofia da Lotus, que sempre viu leveza como sinônimo de esportividade, e às necessidades de um carro elétrico, o E-R9 possui formas superaerodinâmicas. Não apenas isso: o carro tem uma carroceria feita de painéis que podem mudar de inclinação e forma de acordo com a velocidade e outros parâmetros para garantir a máxima penetração aerodinâmica em todos os momentos.
Os mecanismos que movem os apêndices ativos podem ser movidos manualmente ou gerenciados de forma independente pelo carro.
É um estudo "real"
Hill disse que, por mais futurista que seja, o Lotus E-R9 foi projetado com a intenção de ser "alcançável". Adota tecnologias e soluções técnicas que podem ser utilizadas nos carros do futuro. Nesse sentido, cumpre a missão original dos carros de corrida, que sobretudo no passado, mas também hoje, funcionam como uma espécie de laboratório para desenvolver dispositivos que depois são utilizados também em modelos de estrada.
Nada foi revelado sobre o trem de força. Só sabemos que é elétrico e tem tração nas quatro rodas, graças à presença de quatro motores, um para cada roda. Eles são conhecidos por serem alimentados por uma bateria removível. Afinal, por mais que a tecnologia possa dar grandes passos, será muito difícil rodar 24 horas sem parar para trocar a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lotus revela "super" estação de carregamento ultrarrápida de 450 kW
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Lotus Emeya estreia com 917 cv e pronto para a briga com o Porsche Taycan
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
SUV elétrico compacto da Lotus anti-Macan EV' está em desenvolvimento
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Lotus Eletre terá nível de autonomia superior à Tesla e condução mãos-livres