Bastante conhecida por ser a maior fabricante de iPhone do mercado global, a Foxconn, sediada em Taiwan, anunciou planos para produzir veículos elétricos na América do Norte a partir de 2023.  

De acordo com o presidente da empresa, Young Liu, a gigante taiwanesa terá que escolher até julho entre uma fábrica localizada no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, que inicialmente deveria ser utilizada na produção de LCDs e outra fábrica de componentes que fica no México. 

Foxxconn MIH plataforma carros eletricos (2)
Plataforma modular MIH da Foxconn

Recentemente, a Foxconn anunciou seus planos para expandir negócios no segmento de veículos elétricos. Houve o anúncio de uma plataforma (hardware e software) para VEs, bem como parcerias com empresas como a norte-americana Fisker e a chinesa Geely, esta última para produzir carros elétricos para outras montadoras e oferecer serviços de consultoria. 

Também não devemos esquecer que a gigante taiwanesa conseguiu 'salvar' a startup de veículos elétricos Byton da falência ao se tornar acionista majoritária desta em um negócio realizado no começo deste ano. 

apple carro eletrico

Apple Car

Mas voltando à questão da fábrica na América do Norte, pode ter algo a mais por trás dessa história. E sem causar surpresa isso tem a ver com a Apple.

Maior cliente da Foxconn, a gigante global da tecnologia sediada na Califórnia está desenvolvendo o seu Apple Car e ainda não encontrou uma empresa com os requisitos desejados para produzi-lo.

Após negociações fracassadas com montadoras como Hyundai/Kia e Nissan, entre outros, parte da imprensa norte-americana acredita que a Apple pode estar reservando uma carta na manga com a Foxconn envolvida nisso tudo. No entanto, a empresa de Taiwan diz que tudo não passa de um grande boato.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Carro da Apple - projeção Motor1