Novo Peugeot 308 estreia com estilo agressivo e duas versões híbridas plug-in
Nova geração do hatch médio aposta em visual arrojado, mais tecnologia e inédita motorização híbrida
O novo Peugeot 308 é apresentado de forma oficial trazendo atualizações profundas no visual, diversas novidades em termos de tecnologia e a chegada de duas opções de motorização híbrida plug-in com autonomia em modo elétrico de até 60 km com uma carga.
Construído sobre a plataforma EMP2 V3, a terceira geração do Peugeot 308 é responsável ainda por inaugurar a novo logotipo da Peugeot. Medindo 4.367 mm de comprimento (acréscimo de 11 cm) e com distância entre-eixos de 2.675 mm (5,5 cm a mais), o hatch médio teve a altura reduzida em 20 mm para 1.444 mm enquanto a largura é de 1.862 mm.
Galeria: Novo Peugeot 308 (2021)
Mais arrojado, o visual se destaca pela dianteira totalmente redesenhada com a nova (e grande) grade frontal que abriga o novo logo e os sensores dos assistentes de condução. Os faróis ficaram mais estreitos e angulares que se estendem para as luzes diurnas em forma de presas. Nas versões GT/GT Pack os faróis são Full LED com tecnologia Matrix LED, enquanto que na traseira os destaques ficam por conta das lanternas em forma de "três garras" que ficaram bem estreitas e são interligadas por uma barra - o novo emblema em forma de medalhão também é repetido na lateral.
Tudo novo por dentro: o novo Peugeot 308 fica mais sóbrio e tecnológico, se destacando pelo console central redesenhado e mais inclinado e pelo painel que adota uma versão atualizada do conceito Peugeot i-Cockpit que por sua vez abriga um novo seletor para o câmbio e o seletor de modo de condução (Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport) de acordo com a motorização.
Estão presentes ainda volante compacto com aquecimento (opcional) com sensores de aderência, uma tela para o sistema de informação entretenimento que integra rádio, funções de integração com smartphones e sistemas auxiliares de condução. O quadro de instrumentos digital possui tela de 10" (instrumentação tridimensional e personalizável a partir do modelo GT).
Em termos de motorização, pela primeira vez o Peugeot 308 terá opções de propulsão híbrida plug-in:
- HYBRID 225 e-EAT8: motor a gasolina PureTech de 180 cv e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado à caixa do e-EAT8 com potência combinada de 225 cv - até 59 km de autonomia no modo 100% elétrico.
- HYBRID 180 e-EAT8: motor a gasolina PureTech de 150 cv e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado à caixa do e-EAT8 com potência combinada de 180 cv - até 60 km de autonomia no modo 100% elétrico.
Com capacidade de 12,4 kWh, a bateria de íon-lítio pode oferecer dois tipos de carregadores integrados. O modelo inclui um carregador monofásico de 3,7 kW de série e um carregador monofásico de 7,4 kW opcional. A bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% de sua eficiência.
A Peugeot informa que é possível realizar uma carga completa em 1 hora e 55 minutos com o carregador monofásico de bordo (7,4 kW). No caso de uma tomada de 16 A, a carga total pode ser concluída em 3 horas e 50 minutos com o carregador monofásico de bordo (3,7 kW), tempo que aumenta para 7 horas e 5 minutos em uma tomada padrão de 8 A.
Produzido em Mulhouse, França, o novo Peugeot 308 chega ao mercado europeu em setembro de 2021 e também pode ser encomendado diretamente no site oficial da Peugeot. Os preços ainda não foram revelados.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 308 elétrico é revelado com mais de 400 km de alcance - veja fotos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Peugeot 308 elétrico com 400 km de alcance é confirmado para 2023
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Já andamos: Novo Peugeot 308 híbrido plug-in com 225 cv
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Novo Peugeot 308 SW: perua evolui e ganha versão híbrida plug-in