Este é o GMC Hummer SUV, elétrico com 830 cv e sucessor do H2 - veja fotos

Utilitário baseado na picape elétrica irá chegar ao mercado em 2023

2024 GMC Hummer EV SUV Frente 2024 GMC Hummer EV SUV Frente

Agora é oficial. O novo GMC Hummer SUV elétrico foi revelado pela GMC. O utilitário esportivo elétrico inspirado no clássico Hummer H2 adota a mesma tecnologia da picape e tem previsão de chegar ao mercado a partir de 2023.

Conforme esperado, o adota o mesmo layout elétrico de três motores que a picape, que por sua vez terá no futuro uma versão mais econômica de dois motores. No entanto, o utilitário será um pouco menos 'bruto', uma vez que a GMC estima que o Hummer EV SUV tri-motor terá até 840 cavalos de potência. Isso é menos que os 1.000 cv da caminhonete elétrica, mas o torque ainda está listado como 1.590 kgfm. Em resumo, ainda assim são números bastante impressionantes.

Mas claro, estamos falando de torque nas rodas, enquanto as medições típicas são feitas no motor. Uma vez que o Hummer tem vários motores ao invés de um único motor de combustão interna, há alguma controvérsia na medição do binário. Para uma comparação mais justa, a medição de torque da roda deve ser igual a um número que no eixo é de aproximadamente 138,2 kgfm. Isso coloca o Hummer SUV no mesmo nível das picapes a diesel para serviços pesados, o que ainda é impressionante para qualquer aplicação, quanto mais um para um SUV de luxo.

Falando nisso, você encontrará o layout interno de cinco passageiros para o SUV elétrico da mesma forma que na picape. Obviamente que a parte traseira é o grande diferencial e inclui uma área de carga considerável. 

No que diz respeito aos recursos, espere pelo sistema Super Cruise aprimorado, o modo Crabwalk de direção nas quatro rodas, o Extract Mode, e o explosivo Watts To Freedom. Nos modelos Hummer equipados com três motores, ele permitirá acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 3,5 segundos. Para o uso off-road, a GMC diz que o SUV elétrico Hummer deve ter os melhores ângulos de ataque e saída do segmento, sem falar em um diâmetro de giro de 10 metros em modelos com direção nas 4 rodas.

Os compradores que querem chamar a atenção vão preferir o modelo Edition 1, que vem de série com rodas de 22 polegadas e uma infinidade de itens personalizados. Entretanto, também está disponível com o pacote Extreme Off-Road que troca as rodas grandes por rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus agressivos de 35 polegadas. O pacote acentua as qualidades off-road do Hummer com um eLocker frontal, semi-eixos para serviço pesado, câmeras sob a carroceria, e para elementos de proteção de áreas vitais. E se isso não é o bastante, a GMC irá ofertar mais de 200 acessórios disponíveis no lançamento.

Independentemente da versão, a plataforma Ultium da GM com arquitetura elétrica de 800 volts estará por baixo, exceto para o modelo básico que usa um sistema de 400 volts. A autonomia varia de 402 km do modelo básico a mais de 480 km para as demais variantes. O acréscimo do pacote Extreme Off-Road reduz o alcance para 450 km, mas a GMC destaca que esses números ainda são estimativas preliminares. E faltando quase dois anos para que o Hummer SUV chegue ao mercado, certamente há tempo para melhorar esses dados.

O esquema de versões do Hummer SUV segue uma hierarquia semelhante à da picape. A Edition 1 será a primeira, chegando ao mercado no início de 2023 com um preço inicial de US$ 105.595 (R$ 602.700), ou US$ 110.595 (R$ 630.200) com o pacote Extreme Off-Road. 

O Hummer SUV 3X e o 2X estreiam no segundo trimestre de 2023; o tri-motor 3X parte de US$ 99.995 (R$ 570.700) e com o motor duplo de 633 cv (466 kW) 2X o preço inicial é de US$ 89.995 (R$ 513.700). Por último, o EV2 de motor duplo chega somente no primeiro semestre de 2024 a US$ 79.995 (R$ 456.600).

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram