Em mais uma demonstração de força das novas startups chinesas, a promissora NIO celebrou nesta semana a produção do seu 100.000º carro elétrico na linha de produção da JAC-NIO Hefei Advanced Manufacturing Center na China.

Para atingir esse marco, a NIO precisou de menos de três anos - precisamente 1.046 dias, desde que o primeiro NIO ES8 saiu da linha de produção em 27 de maio de 2018. Nada mal para uma startup, que em sua jornada passou por uma crise de caixa e um forte abalo por conta da pandemia. 

Além do ES8, a empresa também está produzindo na planta da JAC-NIO os modelos ES6 e EC6.

"Na cerimônia de lançamento, representantes dos primeiros clientes ES8, ES6 e EC6 se juntaram para dar as boas-vindas ao usuário do 100.000º carro NIO à comunidade NIO."

"Com o 100.000º carro de produção, a NIO atingiu outro marco significativo. Seguindo em frente, a NIO continuará a desenvolver seus recursos de inovação líderes globais, lançar veículos e tecnologias elétricas inteligentes de última geração e oferecer aos usuários uma experiência que supera as expectativas."

Galeria: NIO - 100.000 carros elétricos

Um fato interessante é que - de acordo com a NIO - o preço médio desses 100.000 carros foi RMB 428.000 (mais de R$ 364.000). O que é um valor médio elevado, especialmente na China, mas por outro lado a NIO está se posicionando como uma marca premium.

A empresa está atualmente aumentando suas vendas de carros elétricos e tenta prosseguir com a produção durante o período de escassez de semicondutores, bem como trabalhar em seu quarto modelo, o sedã elétrico NIO ET7.

O próximo grande passo para a NIO provavelmente seria o lançamento de seus veículos elétricos nos mercados da Europa e América do Norte, mas enquanto a demanda na China for alta o suficiente para crescer, não há pressa, acreditamos.

Para aqueles que gostariam de comparar NIO e Tesla, a montadora de Elon Musk está atualmente com mais de 1,5 milhão de carros vendidos globalmente (começando em 2008), incluindo mais de 150.000 carros feitos na China. No entanto, a Tesla é uma empresa muito mais antiga, em um estágio muito diferente, então ainda não pode ser comparada diretamente.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: NIO EC6