Até 2030, uma série de medidas serão implementadas na Rússia para garantir uma certa parcela de carros verdes que não usam combustíveis fósseis na gama de modelos de todas as montadoras. Essa promessa foi feita pelo Ministro da Indústria da Federação Russa, Denis Manturov, em uma conferência na Alemanha.
De acordo com Manturov, citado pela agência de notícias russa TASS, carros verdes que não usam combustíveis fósseis incluem carros elétricos a bateria, carros elétricos a hidrogênio e, curiosamente, carros a gás natural:
"Para implementar uma eliminação gradual e suave dos carros movidos a combustíveis fósseis, planejamos definir requisitos para os fabricantes em termos de participação nas vendas de veículos verdes, a partir de 2030. Tendo em mente os carros movidos a hidrogênio, carros elétricos, e veículos a gás natural "
O titular do Ministério da Indústria e Comércio também deu ênfase no desenvolvimento de células a combustível de hidrogênio como fontes de eletricidade para diversos transportes, incluindo o fluvial e as ferrovias.
"Em termos de tecnologia, nos próximos dois a três anos, planejamos criar uma gama completa de equipamentos necessários para a infraestrutura de hidrogênio", afirmou
Conforme relatado, a operação de ônibus a hidrogênio pode ter início na Rússia em 2024. No mesmo ano, está programado o lançamento dos trens a hidrogênio como evolução de um projeto piloto realizado na ilha de Sakhalin.
O ministro não especificou quais medidas estão sendo discutidas para aumentar a participação dos carros elétricos na Rússia, mencionando apenas os incentivos econômicos. Este termo pode igualmente ser entendido como estímulo às vendas de veículos elétricos, impostos adicionais para os compradores e proprietários de carros a gasolina e diesel, ou ambos.
Metas para carros elétricos são uma tendência global. Vale lembrar, que, a partir de 2030, o Reino Unido irá banir os carros com motores de combustão interna. Pouco tempo depois, o mesmo acontecerá no Japão, em alguns estados dos Estados Unidos e em vários países asiáticos. Além disso, no período 2025-2040, diversas montadoras anunciaram que irão abandonar a produção de automóveis com motores movidos a combustíveis fósseis.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: TASS
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033