Citroën Jumpy ganha versão a hidrogênio com 400 km de autonomia
Foco é 8% das empresas que precisam de mais de 300 km de autonomia ou não têm tempo para recarregar
A Citroën, assim como a Peugeot e a Opel, apresenta sua própria versão de furgão comercial movido a hidrogênio - o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, que se junta ao recém-lançado Citroën ë-Jumpy totalmente elétrico.
Sua especificação é idêntica à do Peugeot e-Expert Hydrogen e do Opel Vivaro-e Hydrogen (Vauxhall Vivaro-e Hydrogen no Reino Unido) e também será oferecida em quantidades limitadas a partir do final deste ano.
Galeria: Citroën ë-Jumpy Hydrogen
A empresa explica que a versão a hidrogênio complementará sua linha elétrica movida a bateria para clientes que precisam de mais de 300 km de autonomia com uma única carga ou não podem recarregar. Estima-se que o Citroën ë-Jumpy Hydrogen ofereça mais de 400 km de autonomia.
A parcela de empresas/clientes que requerem alcance adicional (em comparação com os cerca de 330 km na versão a bateria) é estimada em 8%.
"A Citroën complementa sua linha de veículos comerciais elétricos com tecnologia de hidrogênio para atender às necessidades de 8% das empresas que precisam fazer viagens de mais de 300 km ou que não têm tempo para recarregar o veículo durante o dia. A gama da marca atenderá, portanto, a todos às necessidades do segmento."
Significaria que, mesmo que os veículos com célula de combustível a hidrogênio tivessem sucesso (o que é duvidoso devido à eficiência energética de todo o processo), seu mercado seria limitado e mais de 10 vezes menor do que os veículos elétricos a bateria.
Os veículos elétricos a bateria são bastante adequados para todas as aplicações com requisitos de alcance na faixa de 100-300 km por dia, se houver acesso ao carregamento noturno. Ocasionalmente, eles podem ir além com carregamento adicional CA ou CC durante o dia. Acreditamos fortemente que, com as melhorias na tecnologia das baterias (densidade/alcance e custo de energia), o tempo está ao lado dos veículos elétricos a bateria.
Especificações do Citroën ë-Jumpy a hidrogênio:
- autonomia total de mais de 400 km; reabastecimento dos tanques de hidrogênio em 3 minutos; três tanques de hidrogênio de 700 bar (70 MPa) com 4,4 kg de hidrogênio, sob o assoalho
- pilha de células combustíveis de 45 kW
- alcance com a bateria: 50 km
- bateria de 10,5 kWh (buffer); potência de pico de 90 kW
- tração dianteira
- Motor elétrico de ímã permanente de 100 kW (135 cv) e 26,5 kgfm
- Carregador de bordo trifásico de 11 kW
- 2 comprimentos disponíveis (M 4,95 m e XL 5,30 m) com as mesmas características de volume de carga que as versões diesel e elétrica a bateria
- volume de carga de 5,3 m3 a 6,1 m3; carga útil de até 1.100 kg com reboque de até 1.000 kg
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën 2CV será revivido como elétrico barato baseado na plataforma do C3
Sedã elétrico da Chery tem autonomia impressionante de 1.645 km
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
kW vs. kWh: Entenda a diferença das medidas usadas nos carros elétricos
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia