Quando se fala em Dodge logo vem à mente muscle cars e picapes robustas. Poucas marcas são tão "americanas" em sua imagem. No entanto, agora sob o guarda-chuva da Stellantis, a Dodge estaria pensando em construir um carro esportivo totalmente elétrico. E não estamos falando de um esportivo qualquer: seria o mais potente da história.
Há dois fatores que fizeram a empresa pensar que essa mudança rumo ao alto desempenho com a energia da bateria pode ser bem-sucedida. Em primeiro lugar, o fato de nos Estados Unidos, principal mercado da marca, a eletrificação começar a se disseminar. E também há a questão do novo Tesla Model S Plaid. Mas vamos por partes.
Galeria: Dodge Challenger Demon
A América está pronta
Voltemos à questão da Jeep por um momento. A Dodge - assim como a Jeep - faz parte do grupo Stellantis. E a Stellantis descobriu que eletrificar um modelo icônico como o Wrangler, agora vendido com o emblema 4xe e um trem de força híbrido plug-in, pode valer a pena: o famoso 4x4 contribuiu fortemente para tornar a família 4xe a campeã de vendas das linhas de PHEV nos EUA. Daí a primeira consideração: depois do Ford Mustang Mach-E e do Wrangler 4xe, você pode tentar propor um símbolo da mobilidade americana em uma roupagem elétrica, sem desencadear uma revolta por conta disso, muito pelo contrário...
Além disso, tem a questão do Tesla Model S Plaid. Elon Musk afirma, e de fato é, que este é o carro de produção mais rápido do mundo (1,99 segundo de 0 a 96 km/h). Antes, olhando de novo para os Estados Unidos, um Dodge ostentava o melhor tempo no 0-100: o Challenger Demon, movido por um motor Hellcat aumentado para 840 cv, atingiu 100 por hora partindo da imobilidade em 2,3 segundos. Não muito longe do Plaid, mas agora a briga vai ficar mais acirrada.
Questão de sobrevivência
Aqui, pelos motivos mencionados acima, a Dodge estaria pensando em um Challenger Demon elétrico com desempenho de tirar o fôlego: para aproveitar o apelo de um modelo com uma longa história e recuperar um recorde que detinha desde 2017. O Detroit Bureau relatou isso, conversando com fontes internas da empresa. Aparentemente, o desenvolvimento já está em andamento em Auburn Hills e uma das prioridades é projetar o Dodge mais potente de todos os tempos.
Como explica o analista Sam Abuelsamid:
"Os dias dos carros com motor Hellcat estritamente térmico estão contados: esta é uma tecnologia que não é sustentável em um futuro dedicado ao combate às emissões".
Em vez disso, um Challenger Demon elétrico poderia abrir caminho para uma tendência sem precedentes: a dos muscle cars com emissão zero (explorada timidamente pela Ford, com apenas um conceito). Alguém vai abrir esse caminho cedo ou tarde, e na Stellantis eles acreditam que ser o primeiro pode trazer vantagens.
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