A Toyota continua afirmando que sua linha de veículos contará com uma variedade de opções nos próximos 30 anos. Na reunião anual de acionistas, os executivos reiteraram essa posição. A Toyota vem promovendo carros híbridos e a hidrogênio há anos e insiste que não é hora de se concentrar exclusivamente nos elétricos.

Um investidor perguntou durante a reunião por que a maior montadora do mundo (Toyota) tem uma visão diferente da Honda. A marca japonesa concorrente estabeleceu uma meta de ter uma linha totalmente elétrica até 2040. O diretor da Toyota, Shigeki Terashi, que atendeu à chamada da sede da Toyota em Aichi, respondeu:

"É muito cedo para se concentrar em uma opção."

Galeria: Toyota Corolla Cross 2022

Terashi acrescentou que até 2050, a marca precisa oferecer várias opções, como híbridos e carros com célula de combustível. Ele também disse que esses tipos de veículos precisam competir entre si para oferecer às pessoas as melhores opções.

Embora a Ford, a GM e a Volkswagen tenham deixado claro que estão indo "com tudo" em relação ao futuro dos veículos elétricos, a Toyota argumenta que os carros movidos a bateria não são necessariamente o caminho do futuro. Além disso, acredita que os "carros não elétricos" continuarão a vingar nos mercados de todo o mundo. O diretor de tecnologia da Toyota, Masahiko Maeda, explicou:

"Algumas pessoas adoram veículos elétricos a bateria, mas outras não consideram as tecnologias atuais convenientes. No final, o que importa é o que os clientes escolhem."

Como já informamos, a Toyota está dizendo publicamente que deixará a decisão para os compradores de automóveis. No entanto, a marca japonesa não está apenas citando a falta de demanda por elétricos como a única preocupação. Em vez disso, de acordo com o Automotive News, também sugere que os materiais necessários para fazer baterias de elétricos "podem ser responsáveis ​​por uma parcela maior das emissões totais do que os tubos de escape."

Galeria: Toyota Mirai: impressões ao dirigir

No entanto, a Toyota disse que fará um esforço para reduzir os custos de produção associados aos carros elétricos, embora o faça produzindo-os ao lado de outros veículos que não sejam equipados com motores elétricos a bateria.

A Toyota diz que para realmente reduzir as emissões de carbono, os fabricantes de automóveis devem observar todo o ciclo de vida do veículo, não apenas as emissões do escapamento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram