page ad skin

SUV elétrico 'puro' da BYD é apresentado ao público; veja fotos

O novo Yuan Plus é o 2° lançamento da marca chinesa baseado na nova arquitetura dedicada a veículos elétricos e-platform 3.0

BYD Yuan Plus - Salao de Chengdu (2)

Com o lançamento da plataforma dedicada a carros elétricos, a BYD pode dar passos mais largos rumo à eletrificação. A marca chinesa revelou no Salão de Chengdu, na China, o SUV elétrico Yuan Plus, uma nova variante posicionada acima do compacto Yuan e baseada na arquitetura batizada de e-platform 3.0. 

Trata-se do segundo modelo da BYD a ser construído na nova plataforma inteligente - o primeiro foi o hatchback Dolphin. De acordo com o fabricante chinês, o Yuan Plus promete melhor aceleração, menor consumo de energia e maior alcance em temperaturas mais baixas (vem equipado de série com uma bomba de calor).

Galeria: BYD Yuan Plus - Salão de Chengdu

O irmão menor Yuan Pro já estava equipado com a bateria BYD Blade (química LFP e abordagem célula-a-pacote), mas o Yuan Plus dá um passo adiante com o novo sistema operacional desenvolvido internamente, novos componentes chave e um novo módulo para o trem de força e melhor gerenciamento do sistema elétrico. 

O novo BYD Yuan Plus também é um pouco maior (porém, mais baixo) do que antes:

  • BYD Yuan Plus,
    comprimento de 4.455 mm, largura de 1.875 mm, altura de 1.615 mm, distância entre eixos de 2.720 mm
  • BYD Yuan Pro
    comprimento de 4.360 mm, largura de 1.785 mm, altura de 1.680 mm, distância entre eixos de 2.535 mm

A montadora espera as melhores classificações de segurança (nível 5 estrelas).

O Yuan Plus também traz um novo design, que é muito mais atraente e potencialmente pode se traduzir em mais vendas. Até agora, a empresa já vendeu mais de 120.000 modelos da linha Yuan em mais de três anos.

As especificações ainda não foram anunciadas, mas já constam nos documentos do governo chinês - MIIT (via PushEVs.com).

Galeria: BYD Yuan Plus

BYD Yuan Plus

Versão de bateria com alcance padrão:

  • 430 km de alcance NEDC
  • Bateria de 50,12 kWh - Bateria BYD Blade - 140 Wh / kg e 358 kg
  • velocidade máxima de 160 km/h
  • tração dianteira
  • Motor elétrico 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm
  • comprimento de 4.455 mm, largura de 1.875 mm, altura de 1.615 mm, distância entre eixos de 2.720 mm
  • peso total de 1.615 kg (total máximo de 1.990 kg)

Versão de bateria com longo alcance:

  • 510 km de alcance NEDC
  • Bateria de 60,48 kWh - Bateria BYD Blade - 150 Wh / kg e 402 kg
  • velocidade máxima de 160 km/h
  • tração dianteira
  • Motor elétrico 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm
  • comprimento de 4.455 mm, largura de 1.875 mm, altura de 1.615 mm, distância entre eixos de 2.720 mm
  • peso total de 1.690 kg (total máximo de 2.065 kg)

Os números, se confirmados, serão muito melhores do que no caso do Yuan Pro, que era oferecido com bateria de 40,6 ou 53 kWh para até 305 km ou 410 km de alcance pelo ciclo NEDC. As duas opções de motor elétrico eram 95 cv ou 165 cv.

O modelo atual custa entre 105.800 e 139.900 yuans após os subsídios, algo entre R$ 84.200 e R$ 111.300 em uma conversão direta. Os preços para o modelo de nova geração ainda não foram divulgados pela BYD. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fotos: divulgação / AutoHome