A nova geração do Opel Astra poderá ser reservada a partir de outubro, com entregas no início de 2022. A sexta versão da linha lançada em 1991 está disponível como um híbrido plug-in pela primeira vez. A novidade, no entanto, é que um Astra-e será lançado já em 2023 - um modelo movido exclusivamente a eletricidade.
A Opel mostrou as primeiras imagens teaser do Astra L em junho. A marca alemã deu apenas informações preliminares sobre o trem de força: Era para ser "a primeira geração Astra eletrificada na história da Opel". Agora, no entanto, a Opel declara abertamente:
"Quando os pedidos começarem em outubro, o novo Astra também estará disponível como um híbrido plug-in. Já em 2023, o Opel Astra-e também será uma variante puramente elétrica a bateria no mercado." (Opel)
O Astra 2022 baseia-se na conhecida plataforma de automóveis compactos EMP2, embora numa versão atualizada: "O novo Astra utiliza a terceira geração da plataforma multi-energética EMP2." Até agora, esta plataforma (além de servir a modelos elétricos como Zafira-e / Vivaro-e ou Combo-e ) sustentou PHEVs e carros a combustão, mas não carros 100% elétricos. A declaração da Opel leva a crer que o Astra-e também se baseará na EMP2, assim como o novo Peugeot 308.
Versões elétricas dos hatches médios Astra e 308: Isso sugere que os técnicos conseguiram espremer os vários componentes elétricos, como baterias, motores elétricos e eletrônicos de potência na plataforma EMP2. Essa solução também funcionou com as vans elétricas Opel Zafira-e, mesmo que ofereçam mais espaço.
No entanto, há duas outras plataformas a serem consideradas para o Astra elétrico. Na apresentação de suas plataformas elétricas em abril de 2021 , a controladora Stellantis mostrou esta imagem:
Depois disso, o carro poderá ser baseado na nova versão do eCMP, que estreará no final de 2022 e também poderá sustentar carros do segmento C (médios), como o Astra. Ou na mais moderna plataforma STLA Medium, na qual se baseia o DS 4 com propulsão puramente elétrica, que chega a partir de 2024.
A comunicado de imprensa da DS sugeria, no entanto, que o DS 4 seria o primeiro modelo na base STLA Medium do Grupo: "Além disso, o novo DS 4 será puramente elétrico a partir de 2024 e baseado na plataforma STLA Medium. DS Automobiles será a primeira marca do grupo a lançar um modelo totalmente elétrico com alcance de 700 quilômetros."
Acreditamos que muito provavelmente o Astra e o 308 serão baseados no EMP2 (incluindo as versões elétricas), enquanto o DS 4 será o primeiro carro baseado no STLA Medium. Mas ainda não podemos bater o martelo. A conferir.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Opel
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Este é o novo Astra 2023 na versão elétrica e com 416 km de alcance; veja fotos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Astra GSi elétrico? Hatch pode ter versão esportiva contra o VW ID.3 GTX
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Astra, que será híbrido plug-in, se prepara para a estreia
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Corsa elétrico ganha pintura especial para exaltar as mulheres