Consumidor brasileiro quer carro elétrico como opção de compra
Pesquisa SAE - Mobilidade mostra que a maioria dos consumidores tem interesse na eletrificação, mas preço alto é impeditivo
A imensa maioria dos consumidores brasileiros gostaria que os carros elétricos fossem uma opção de compra. Isso é o que aponta a pesquisa SAE Mobilidade - Edição 2021, divulgada nesta semana e que ouviu consumidores e executivos da indústria automotiva.
O estudo foi realizado pela consultoria KPMG com apoio da Anfavea e mostra um dado interessante quando se trata de interesse do público nacional pelos veículos elétricos. Segundo a pesquisa, nada menos que 89,7% dos consumidores queriam que os carros elétricos fossem uma opção para compra.
Ricardo Bacellar, sócio-líder para indústria automotiva da KPMG, considera que há uma visão positiva consolidada no país sobre o uso da energia elétrica na mobilidade individual.
"O brasileiro percebe o veículo elétrico como uma inovação tecnológica, e o brasileiro sempre gostou muito de tecnologia", comentou.
Embora com percentuais mais baixos, os executivos ligados à cadeia produtiva também consideram os veículos elétricos promissores em um futuro próximo. De acordo com o estudo, 30% consideram os veículos elétricos totalmente viáveis, sendo que 42,9% os consideram parcialmente viáveis. Por outro lado, 20,3% desse público ainda acha que esse tipo de veículo é inviável no país.
Galeria: JAC e-JS4 - test drive
Os executivos do setor também têm boas expectativas com relação à inovação nas modalidades de vendas de veículos. Entre eles, 89,7% consideram uma necessidade a construção de alternativas para a venda de automóveis pela internet e para 78,6% esse novo modelo deve ser gerido em parceria entre as montadoras e as concessionárias.
Falando de novas modalidades de aquisição de veículos, mais da metade dos consumidores (53,5%) manifestaram interesse em veículos por assinatura, enquanto 30% disseram não conhecer esse modelo de negócio e 16,8% afirmaram não ter interesse.
Essa modalidade funciona de forma similar a um aluguel, onde o usuário paga uma mensalidade que inclui seguro, manutenção impostos e taxas, ficando apenas com o custo do abastecimento.
Mercado
Após encerrar o primeiro semestre com recorde, as vendas de carros elétricos e híbridos continuam a crescer acima da média do mercado no Brasil. De acordo com os dados divulgados recentemente pela Anfavea, foram 3.639 unidades vendidas de carros híbridos/híbridos plug-in e 234 emplacamentos de carros elétricos, números recordes em ambos os segmentos.
Além dos resultados do mês passado, os eletrificados já venderam mais nos primeiros 8 meses de 2021 do que em todo o ano de 2020. Uma trajetória que deve continuar em ascensão, ainda que o país não tenha uma estratégia central para a transição energética da frota.
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Fonte: Agência Brasil
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