O Jeep Grand Cherokee, um dos modelos mais tradicionais da marca, ganhou uma nova geração e junto com ela o compromisso de atender à demanda cada vez maior de carros mais eficientes e ecológicos. Dessa forma, o SUV passa a contar pela primeira vez em sua história com uma versão híbrida plug-in.

Falando do novo Grand Cherokee, não houve uma mudança tão radical no design, que se atualiza de forma visível, mas ainda mantém a tradição e a identidade do modelo. O SUV familiar da Jeep ficou maior, tendo 4,91 metros de comprimento, 2,15 metros de largura, 1,81 metro de altura e um longo entre-eixos de 2,96 metros. O visual continua familiar, com destaque para os novos conjuntos óticos de LEDs, mais estreitos.

Galeria: Jeep Grand Cherokee 2022

No interior, agora mais amplo e moderno, o Grand Cherokee tem como destaque a possibilidade de ser equipado com até 3 grandes telas: uma para o quadro de instrumentos, uma segunda tela para o sistema de informação e entretenimento e por último uma tela opcional para o passageiro, com acesso a algumas funções do veículo.

De resto, a geração mais recente adiciona novos materiais e elementos no acabamento interno, além dos sistemas de assistência ao motorista e de segurança ativa, conectividade com dispositivos móveis, câmera de 360°, entre outras tecnologias e comodidades.

Construído sobre uma plataforma completamente nova, o Jeep Grand Cherokee tem como destaque a chegada da nova versão 4xe híbrida plug-in, já presente nos irmãos Compass, Renegade e Wrangler.

Jeep Grand Cherokee 2022

O trem de força eletrificado conta com um motor 2.0 turbo 4-cilindros associado a dois motores elétricos em um conjunto que entrega 280 kW (380 cv) de potência e 637 Nm de torque máximo nas quatro rodas - números bem superiores aos do Grand Cherokee de entrada equipado com o motor Pentastar V6 (297 cv e 349 Nm). 

Um dos motores elétricos está localizado na caixa de câmbio, no lugar do conversor de torque e possui duas embreagens que ajudam a gerenciar o torque - uma embreagem está localizada entre o motor e outra (a embreagem variável) é posicionada atrás dele. 

Jeep Grand Cherokee 2022

A bateria de 17 kWh funciona em uma arquitetura de 400 volts e, segundo a Jeep, proporcionará até 40 km de autonomia no modo totalmente elétrico, enquanto que o alcance total informado é de 708 km. 

Informações sobre preços, versões e equipamentos serão reveladas mais adiante, em data próxima ao lançamento. O início de vendas deve ocorrer no início de 2022.