A fábrica da Tesla na China, conhecida como Giga Shanghai, excedeu a produção de veículos elétricos da fábrica norte-americana Fremont, confirmou Elon Musk durante a Reunião Anual de Acionistas que ocorreu na gigafábrica Texas.

O executivo-chefe apontou que a Giga Shanghai levou cerca de 11 meses para ser construída, atingindo o volume total de produção um ano depois. Desde que começou a operar, a unidade chinesa tem impulsionado um aumento notável nos números de produção e entregas da Tesla.

Galeria: Tesla - reunião anual 2021

A fábrica chinesa é o principal centro de exportação da Tesla, por isso sua produção terá um papel importante no crescimento mundial da empresa.

"Temos três novas fábricas e a Giga Shanghai fez um trabalho incrível. E agora a Giga Shanghai excedeu Fremont na produção."

Elon Musk elogiou a equipe Tesla China pela conquista.

"Na verdade, eu só gostaria de fazer um aceno especial para a equipe Tesla China. Então é a melhor qualidade, o menor custo e também o 'menor drama'. Então são ótimos."

Galeria: Tesla Gigafactory 3

Embora não tenhamos certeza, Teslarati sugere que a referência "menor drama" pode aludir às rápidas ações legais da Tesla China contra indivíduos que desencadearam as alegações de falha de freios e aqueles que apoiaram o protesto com notícias falsas.

Voltando à questão das fábricas, Musk não falou sobre os números de produção da Giga Shanghai. No entanto, sabemos que no início de janeiro de 2020, a Giga Shanghai estava fazendo 3.000 veículos por semana. Um ano depois, a fábrica atingiu uma produção semanal de 8.000 unidades.

A taxa de produção semanal continuou a crescer desde então. A Reuters informou que a Tesla espera produzir seu 300.000º carro elétrico em Xangai até o final de setembro de 2021.

No início de agosto, personalidades chinesas das mídias sociais convidadas para a fábrica compartilharam informações sobre a Giga Shanghai tendo uma taxa de produção anualizada relatada de 450.000 (Model 3 e Model Y combinados). No entanto, com base em relatórios posteriores, a Tesla China já excedeu essa taxa e pode estar bem próxima dos 500.000.