Nesta semana divulgamos que a Tesla quebrou o recorde de vendas de carros elétricos mais uma vez no 3° trimestre de 2021, e por uma enorme margem. No entanto, os adversários insistem que a empresa está mentindo sobre seus números mais recentes de entregas.  

Os opositores afirmam que não há como ter produzido ou entregue tantos carros em meio a uma escassez global de chips, bem como muitos outros problemas da cadeia de suprimentos, sem mencionar o impacto aparentemente eterno da pandemia global.

Como a Tesla encontrou chips?

O analista-chefe do Morgan Stanley Adam Jonas escreveu uma carta aos investidores intitulada: "Como a Tesla encontrou chips?" Embora a nota tenha sido provavelmente uma maneira de assegurar aos investidores que as falsas narrativas são fake e o site Teslarati ressalta que já sabíamos como a Tesla estava lidando com a escassez de chips com base em uma discussão sobre a Conferência de Resultados do 2º trimestre de 2021.

Galeria: Tesla - fábrica Fremont

De acordo com o conselho de acionistas da Tesla, a empresa estava trabalhando para conter qualquer paralisação de produção usando uma série de novos chips internos. A Tesla explicou:

"Nossa equipe demonstrou uma capacidade incomparável de reagir rapidamente e mitigar interrupções na fabricação causadas pela escassez de semicondutores. Nossas equipes de engenharia elétrica e de firmware continuam trabalhando duro projetando, desenvolvendo e validando 19 novas variantes de controladores em resposta à contínua escassez de semicondutores."

Dito isto, Jonas entrou em mais detalhes, dividindo a situação de escassez de componentes em várias categorias, incluindo Integração Vertical, Sofisticação, Negociação e Escala.

A Tesla vem se integrando verticalmente há anos, e alguns argumentam que é muito mais uma empresa de software do que uma montadora. Quanto menos a Tesla tem que contar com fornecedores e outras empresas, mais controle ela tem sobre seus processos de desenvolvimento e produção.

Tesla Giga Xangai - Assembleia Geral Modelo Y (relatório Tesla Q4 2020)

Jonas ressalta que o desenvolvimento interno da Tesla permite produzir veículos muito mais sofisticados do que aqueles que usam chips e peças que são compartilhados pela maioria das montadoras.

Somado a isso, a experiência interna da montadora lhe dá uma vantagem quando se trata de negociar com fornecedores. Eles sabem que se não conseguirem suprir as necessidades, a empresa pode simplesmente produzir por conta própria. À medida que a indústria avança, os fornecedores provavelmente não querem perder a Tesla como cliente, então têm que trabalhar duro para satisfazer as exigências do fabricante de carros elétricos.

 

Finalmente, Jonas comenta sobre escala. A Tesla é menor que a concorrência, mas está crescendo exponencialmente. Seu trimestre recorde dependia de apenas duas fábricas. Enquanto isso, mais duas fábricas estão quase prontas para abrir em um futuro muito próximo. Jonas diz que muitos fornecedores estão cientes de que a Tesla é um "cliente estratégico", por isso é sábio manter esse relacionamento positivo.

Parece que até agora, alguns fornecedores estão mantendo Elon Musk feliz e impressionado. Vamos aguardar pelos resultados do próximo trimestre e conferir se a tendência de se sobressair da Tesla irá se manter (o que é bastante provável).