A Hyundai está cada vez mais comprometida com o desenvolvimento da infraestrutura para o hidrogênio. A gigante coreana acaba de fechar acordo com uma empresa da Shell para a ampliação de rede de abastecimento e ao mesmo tempo anuncia uma forte ampliação na produção de células de combustível rumo à liderança global do segmento em 'alguns anos'.
Em comemoração ao Dia Nacional da Célula de Hidrogênio e Combustível para 2021, a Hyundai Motor North America (HMNA) se associou à Shell Hydrogen para incentivar o crescimento da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio na Califórnia.
O acordo, conhecido como Projeto Netuno, apoia a construção da Shell Hydrogen de 48 estações adicionais e duas de reabastecimento de hidrogênio atualizadas em todo o estado a partir de 2021. Em sua parte do acordo, a Hyundai se comprometeu a impulsionar o crescimento das vendas de veículos com células de combustível apoiando a expansão da infraestrutura de hidrogênio.
"Estamos orgulhosos de nos juntar ao 'Projeto Netuno' da Shell Hydrogen, expandindo a infraestrutura de hidrogênio da Califórnia para atender à crescente demanda dos consumidores por soluções limpas de transporte de emissão zero. A Hyundai oferece um excelente veículo a célula de combustível em seu SUV NEXO, e esse esforço ajudará a garantir que todos os motoristas de células de combustível eco-focados tenham opções convenientes de reabastecimento onde quiserem ir", disse Olabisi Boyle, vice-presidente de Planejamento de Produtos e Estratégia de Mobilidade da Hyundai Motor North America.
Esses novos postos de hidrogênio serão parcialmente financiadas por fundos públicos da Comissão de Energia da Califórnia (CEC). Outros dois fabricantes de veículos a célula de combustível também se juntaram ao consórcio com os respectivos acordos para a venda de veículos a célula de combustível para apoiar o crescimento da infraestrutura.
Do outro lado do mundo, na Coreia do Sul, começaram as obras no no complexo industrial da Cidade Internacional de Cheongna, em Inchon. A partir do segundo semestre, as novas instalações produzirão células de combustível em massa, na ordem de 100 mil unidades por ano - quatro vezes mais que o volume atual. Eles aumentarão a capacidade de Chungju, que desde 2018 produz células de combustível ao ritmo de 23 mil unidades por ano.
Essas medidas permitirão à Hyundai melhorar suas economias de escala de um componente fundamental para veículos a hidrogênio. E isso vai muito além do Hyundai Nexo, carro a célula de combustível a hidrogênio da empresa que já emplacou mais de 1.000 unidades na Europa.
A marca coreana pretende acelerar a adoção do hidrogênio em outros tipos de veículos onde a viabilidade desse combustível é mais imediata, como caminhões e veículos comerciais pesados.
Além disso, a divisão Hyundai Mobis, responsável por esse segmento, também possui um formato de célula de combustível de hidrogênio para o setor de máquinas pesadas e logística. Um ramo que também atrai o interesse da Toyota, que pretende ir muito além dos veículos tradicionais ao utilizar o hidrogênio em trens, barcos, escavadeiras, geradores de energia e uma infinidade de possibilidades.
O objetivo é encontrar o máximo de aplicações para as células de hidrogênio e assim ganhar escala de produção para que um dia se tornem mais acessíveis aos carros de passeio. Até lá, espera-se que a infraestrutura também se expanda de forma considerável, ainda que seja cara no momento, e possa ser uma alternativa aos carros elétricos onde eles não sejam viáveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens