A principal marca do Grupo FAW, Hongqi (bandeira vermelha em mandarim), começou a exportar o SUV elétrico de luxo E-HS9 produzido na China para a Noruega, marcando o primeiro passo de sua planejada expansão europeia.

Mais conhecida como a marca de carros preferida do presidente Mao Tsé-Tung (e ainda popular entre as elites do Partido Comunista Chinês), a Hongqi sofreu uma transformação profunda nos últimos anos.

Hongqi E-HS9 - Noruega

Enquanto o clássico Hongqi CA770 vive através do estilo retrô Hongqi H5, a marca lançou veículos modernos com designs bem atraentes mais recentemente - especialmente depois de recrutar o ex-diretor de design da Rolls-Royce, Giles Taylor em 2018.

Um desses modelos é o E-HS9, um SUV de luxo totalmente elétrico que a Hongqi escolheu para abrir sua expansão europeia lançando-o na Noruega. A montadora chinesa afirma que já tem mais de 500 pedidos para seu SUV elétrico no país escandinavo, líder europeu em adoção de veículos elétricos.

O primeiro lote de modelos Hongqi E-HS9 com destino à Noruega deixou a cidade de Changchun, na província chinesa de Jilin, em 29 de setembro. Em um comunicado à imprensa, a Hongqi diz que o E-HS9 conquistou a confiança e as expectativas de um grande número de clientes noruegueses "com seu luxo e charme orientais únicos."

O SUV elétrico está disponível com duas opções de baterias na Noruega — 84 kWh e 99 kWh — oferecendo autonomias de 396 quilômetros e 465 quilômetros, respectivamente (combinadas pelo ciclo WLTP). Ambas as baterias suportam carregamento rápido DC CCS2 a 110 kW.

Estes pacotes fornecem energia para um sistema de tração nas quatro rodas de dois motores com uma potência total de 320 kW (429 cv) no modelo de entrada Comfort e 405 kW (543 cv) nas variantes premium e exclusive de equipado com a bateria maior.

Nas versões mais potentes, acelerar de 0 a 100 km/h leva 4,9 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. Os preços na Noruega começam em NOK619.900 (US$ 72.610) para o Hongqi E-HS9 Comfort, enquanto o modelo Exclusive topo de gama é vendido por NOK779.900 (US$ 91.325).

A montadora chinesa assinou com a Motor Gruppen, uma conhecida revendedora norueguesa de importação de carros elétricos, como sua primeira parceira de negócios na Europa. De acordo com o site local da montadora, o Hongqi E-HS9 chegará às lojas norueguesas em dezembro. No futuro, a Hongqi planeja lançar outros SUVs e sedãs pequenos e médios para a Noruega e mais alguns países europeus.