As baterias de estado sólido continuam a atrair muitos fabricantes porque representam um potencial divisor de águas para carros elétricos. Isso porque elas combinam maior densidade energética com a capacidade de recarregar mais rápido do que as equivalentes de íons de lítio com eletrólito líquido. E além disso também são mais seguras.
O mais recente investimento nessa tecnologia é da coreana Hyundai e Kia, que anunciaram uma colaboração com a Factoryal Energy, uma empresa norte-americana com sede em Woburn, Massachusetts, para desenvolver seus próprios acumuladores de estado sólido.
As duas empresas coreanas dizem que o aliado norte-americano usa um sistema chamado FEST (Tecnologia do Sistema de Eletrólitos Fatorial) para criar "células mais seguras e confiáveis" e "ampliar a autonomia dos veículos de 20% para 50%".
A informação é, portanto, um pouco genérica, tanto porque a quilometragem adicional não é especificada, quanto porque a Hyundai e a Kia não se expõem ao dizer os tempos necessários para desenvolver e, posteriormente, trazer as novas baterias ao mercado.
No entanto, este é um passo muito importante, além do progresso já alcançado pelo grupo coreano. Estamos falando, em particular, da plataforma E-GMP (sigla que significa Electric Global Modular Platform), apresentada há quase um ano.
Este sistema pode ostentar uma arquitetura de 800 Volts e torna os carros compatíveis com as estações de recarga com potência de 350 kW. A plataforma está presente no Kia EV6 e no Hyundai Ioniq 5 que, não surpreendentemente, pode ser considerado o rei do carregamento rápido, graças ao recorde de 20-80% em 16 minutos a 157 kW em média.
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