Hyundai e Kia poderiam realmente ser verdadeiros líderes no segmento de carros elétricos, embora as marcas coreanas ainda não estejam vendendo seus elétricos de forma ampla nos Estados Unidos. Apesar de tudo, os veículos são acessíveis e práticos, oferecem ampla autonomia e carregam rapidamente.

Embora a Tesla tenha levado o desempenho dos elétricos para outro nível, o preço e o alcance ainda são alguns dos maiores obstáculos quando se trata da transição para VEs. Além disso, embora muitas pessoas não prestem atenção a ele, ou realmente o entendam, a velocidade de carregamento rápido DC é indiscutivelmente ainda mais importante. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que desejam usar seus elétricos constantemente como os carros a gasolina.

Galeria: Hyundai E-pit

Para provar o valor de seus veículos elétricos, a Hyundai está planejando permitir que as pessoas experimentem seus VEs por um longo período de tempo antes de comprá-los. O vice-presidente de planejamento de produto e estratégia de mobilidade da Hyundai North America, Olabisi Boyle, compartilhou via Teslarati:

"Quando você experimenta antes de comprar e descobre que pode funcionar para você em sua vida cotidiana, agora você tende a querer passar a ser potencialmente proprietário. Esperamos que eles façam a transição a partir da tentativa de compra."

Em breve a Hyundai colocará o Ioniq 5 no mercado, provavelmente seguido pelo Ioniq 6 e 7. A marca está prometendo 480 km de alcance para seus modelos básicos, bem como a arquitetura de 800 volts. Para efeito de comparação, os modelos básicos Tesla Model 3 e Ford Mustang Mach-E têm autonomia inferior.

Hyundai Ioniq 5: Com carregador conectado

A Hyundai diz que, com seu sistema de 800 volts, o Ioniq 5 pode adicionar quase 110 km/h de alcance em apenas cinco minutos nos carregadores públicos mais rápidos. A empresa também afirma que a carga da bateria pode ir de 10% a 80% em apenas 18 minutos em condições adequadas.

O gerente de desenvolvimento de trem de força eletrificado no Centro Técnico Hyundai Kia America, Ryan Miller, disse que a marca é líder quando se trata de velocidade de carregamento. Ele faz referência ao Model Y e ao Mustang Mach-E dizendo que sua velocidade de carregamento não chega nem perto da do Hyundai Ioniq 5. De acordo com Teslarati, Miller afirmou:

"Se você olhar para o Mach-E ou o Model Y, eles não estão nem perto de nossa capacidade. Realmente seremos os líderes de mercado em tempo de recarga."

Teremos que esperar para ver exatamente como tudo isso vai se desenrolar, mas um sistema padrão de 800 volts nos próximos carros elétricos básicos da Hyundai é muito promissor. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Hyundai Ioniq 5 - primeiras impressões