Tesla revela dados do supercomputador mais poderoso do mundo
Empresa torna pública as especificações técnicas do hardware desenvolvido para gerenciar as redes neurais de seu Autopilot
A Tesla tornou público o manual de operação de seu supercomputador Dojo. Elon Musk, um defensor da iniciativa, afirmou que tudo isso tem um significado muito maior do que se poderia imaginar.
Por anos, a Tesla vem trabalhando no supercomputador que pode interagir em conjunto com as redes neurais nas quais a empresa sediada em Palo Alto baseia seu software. E é precisamente por isso que o projeto Dojo é tão importante, pois serve para coletar, classificar e analisar os milhões de dados que são transmitidos pelos carros durante seu uso normal e aprender a ler situações reais.
O computador mais poderoso do mundo
Essa atividade é tão importante para Elon Musk e parceiros que a alta gestão da empresa, após avaliar todas as alternativas do mercado, decidiu desenvolver internamente um computador com uma capacidade de computação suficientemente alta para atender às necessidades de seus sistemas de computador e AutoPilot.
O supercomputador Dojo está em desenvolvimento há pelo menos dois anos e foi oficialmente revelado no Dia da IA que a Tesla realizou em 19 de agosto. De acordo com as características declaradas – para especialistas, estamos falando de um quintilhão (1018) de operações de ponto flutuante por segundo – pode ser o computador mais poderoso do mundo.
.
Um novo padrão
Mas por que, diante de um produto com tais características, revelar certos segredos que poderiam representar uma vantagem competitiva para a concorrência?
Provavelmente porque a Tesla, que desenvolveu um novo padrão de programação, espera que outros se apoiem nos mesmos métodos de cálculo para desenvolver produtos que precisem do Dojo para funcionar.
"Este padrão ilustra os formatos e métodos aritméticos da Tesla para a nova aritmética binária de 8 bits e 16 bits em ambientes de programação de computadores para formação de redes neurais de aprendizagem profunda. Esta norma também explica as condições de exceção e suas bandeiras de status. Uma implementação de um sistema de ponto flutuante que esteja em conformidade com esse padrão pode ser realizada inteiramente em software, inteiramente em hardware, ou em qualquer combinação de software e hardware."
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 09:57 BYD Ocean-M é prévia de hatch elétrico esportivo que chega ainda em 2024
- 09:01 Stelato: marca premium da Huawei lança seu primeiro carro elétrico
- 08:01 Carros elétricos em mercados emergentes: o desafio dos modelos baratos
- 15:30 Carros chineses conquistam o Brasil: busca por modelos 0 km dispara 220%
- 13:52 Marca de luxo da GWM, WEY chegará ao Brasil com SUV plug-in
- 12:37 BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
- 10:58 BYD Yuan Pro: SUV elétrico será lançado no Brasil até o final de 2024
- 09:45 Xiaomi SU7: carro elétrico teve mais de 75.000 pedidos em 28 dias
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria | |
Tags |