VW suspende produção de carros elétricos por escassez de chips

Publicação alemã estima uma produção perdida de 5.000 veículos elétricos das marcas Volkswagen, Audi e Cupra na Alemanha

Volkswagen ID.4 GTX production in Zwickau, Germany Volkswagen ID.4 GTX production in Zwickau, Germany

As fábricas da Volkswagen em Zwickau e Dresden não estão produzindo nenhum carro elétrico esta semana. Devido à falta de semicondutores, a Volkswagen Saxônia interrompeu a produção de VEs nas duas fábricas durante toda a semana, confirmou um porta-voz à publicação Automobilwoche.

Por conta disso, estima-se que 5.000 veículos elétricos não serão montados em Zwickau e Dresden, incluindo modelos das marcas Volkswagen, Audi e Cupra. 

Na Saxônia, estado na parte leste da Alemanha onde estão localizadas as duas plantas, apenas quatro dias de produção serão cancelados, pois a quarta-feira já seria um dia de folga devido a um feriado chamado Day of Prayer and Repentance (Dia de Oração e Arrependimento). Esta é provavelmente uma das razões pelas quais a VW optou por parar a produção durante toda a semana.

Ao contrário da principal fábrica da VW em Wolfsburg, a fábrica de modelos MEB em Zwickau e a produção de veículos elétricos na 'Fábrica Transparente' em Dresden foram até agora pouco afetadas pela crise dos semicondutores. Isso porque a VW até agora priorizou a alocação de chips para seus veículos elétricos.

A fábrica somente de carros elétricos em Zwickau produz cerca de 1.200 veículos por dia, incluindo o VW ID.3 e ID.4, o Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, e o Cupra Born. A fábrica em breve adicionará o ID.5 ao seu portfólio, sendo que a pré-produção do SUV cupê elétrico já está em andamento. Como comparação, a 'Fábrica Transparente' em Dresden só produz aproximadamente 35 unidades do ID.3 por dia.

A produção perdida de 5.000 VEs provavelmente afetará os prazos de entrega, que já são longos, embora a VW não tenha dito nada sobre isso.

Além de Zwickau e Dresden, a fábrica de motores de combustão interna Chemnitz da Volkswagen Saxônia também está fechada nesta semana. No entanto, a produção de carrocerias para o Bentley Bentayga e Lamborghini Urus continuará como de costume em Zwickau.

A crise dos semicondutores ainda tem prejudicado muitos fabricantes de automóveis, a exemplo da Ford que também enfrenta sérias interrupções de produção na Europa. Três de suas quatro fábricas de automóveis na região são atualmente afetadas por paradas ou reduções de produção.